O Desenvolvimento infantil na perspectiva históricocultural: a criança pequena como sujeito nas relações

Autores/as

  • Jhenifer Rodrigues de Freitas Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.41

Palabras clave:

Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo estudar o desenvolvimento e a aprendizagem infantil na perspectiva histórico-cultural. Como procedimento metodológico foi utilizada a revisão da literatura. A busca foi realizada por meio dos seguintes descritores: educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento e aprendizagem infantil, selecionados entre os anos de 2007 e 2020. Pode-se concluir que, para a perspectiva histórico-cultural, o professor tem um papel fundamental como promotor do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças pequenas. Para Vygotsky, o processo de socialização ocupa um lugar central no desenvolvimento, mas de um ponto de vista histórico e cultural. Sua compreensão é a de que a formação se dá na relação entre a criança e a sociedade ao seu redor. Na teoria histórico-cultural, as práticas organizadas que privilegiem o protagonismo compartilhado, do professor e da criança, numa relação de afeto, respeito e conhecimento mútuos, constituem as melhores condições para potenciar as aprendizagens e o desenvolvimento infantil.

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Biografía del autor/a

  • Jhenifer Rodrigues de Freitas, Faculdade Unina

    Faculdade UNINA – Graduada em Pedagogia

  • Yara Rodrigues, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação.

Publicado

2021-04-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RODRIGUES DE FREITAS, Jhenifer; RODRIGUES, Yara. O Desenvolvimento infantil na perspectiva históricocultural: a criança pequena como sujeito nas relações . Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 68, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i1.41. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/41.. Acesso em: 22 dec. 2024.