Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Com o objetivo de incentivar a produção acadêmica e divulgar o conhecimento produzido pelos discentes e docentes da Faculdade Unina, foram criados os Cadernos Acadêmicos Unina (CAU), de publicação semestral, em formato digital.

Normas para escrita dos trabalhos

I. O texto deve estar de acordo com o conteúdo da edição vigente proposto pelos Cadernos Acadêmicos da Faculdade Unina.

II. O texto deve ser apresentado em arquivo de Word, em formato com extensão .doc ou .docx, com letra fonte Arial, tamanho 12, papel A4, com margens superior e esquerda de 3,0 (três) cm e direita e inferior de 2,5 (dois e meio) cm; espaço interlinear de 1,5, alinhamento justificado, sem numeração. Para destaques e ênfases, empregar itálico, em vez de sublinhado. As figuras e tabelas deverão estar inseridas no corpo do texto, não no final do documento, como anexos.

III. O limite de páginas deverá seguir os critérios mencionados nas Condições para submissão, incluindo as referências bibliográficas.

IV. Para os artigos, deve-se seguir as normas da ABNT, contendo:

1. TÍTULO: Do artigo, que deve estar centralizado, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, com letras maiúsculas, em até três linhas, não excedendo 100 (cem) caracteres, incluindo espaços.

2. AUTORES: nome dos autores, titulação, Instituição, e-mail.

3. RESUMO/ ABSTRACT: Deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 200 a 350 palavras, com espaço interlinear simples, em 2 idiomas: português, obrigatoriamente, e inglês ou espanhol, como segunda língua. Deve situar o tema, indicando objetivo, metodologia/procedimentos básicos, implicações ou resultados mais importantes e principais conclusões. Quanto à redação, buscar o máximo de precisão e concisão. Em seguida, inserir no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula.

4. TÍTULOS DAS SEÇÕES: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito, letra maiúscula, com espaçamento de 1,5 antes e depois dos títulos. Não colocar ponto final nos títulos.

5. A INTRODUÇÃO: Deverá apresentar, de modo sucinto, o tema, a relevância do estudo, sua problemática, os principais teóricos (conceitos, pesquisas) que embasam a discussão, além dos objetivos que se pretende contemplar.

6. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devem expressar a relação entre os objetivos do trabalho e os resultados encontrados.

7. NAS REFERÊNCIAS: Deverão constar todos(as) os(as) autores(as) citados(as) em ordem alfabética.

Observar ainda, para todos os gêneros aceitos:

  • As citações com mais de três linhas devem ser formatadas em Arial 10, entrelinhas simples, recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas ou itálico (ABNT 2020). Exemplo: (PIAGET, 1987, p. 122).
  • Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto. As imagens devem ser incluídas no corpo do texto, nos trechos em que forem mencionadas, numeradas sequencialmente e devidamente identificadas: numeração sequencial, título, legenda, crédito/fonte.
  • As páginas não precisam ser numeradas.

Importante: os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidos ao(à) autor(a) para que realize os ajustes.

Condições para submissão

[["A contribuição é original e inédita, ou seja, isenta de plágio e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.","O número máximo de laudas, para as diferentes colaborações, deve ser: 20 para artigos, 12 para ensaios e 5 para resenhas. Esses limites incluem os resumos e referências bibliográficas.","Os arquivos para submissão estão em Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB).","O texto foi revisado gramaticalmente e textualmente e foi formatado seguindo rigorosamente as normas contidas na página 'Diretrizes para Autores', sob risco de ser rejeitado caso não tenha seguido as normas assinaladas.","Os artigos submetidos serão apreciados por avaliadores externos (avaliação por pares). As resenhas e ensaios submetidos serão apreciados por uma comissão de dois ou mais docentes pareceristas, constituída entre os membros do Conselho Científico da Revista REUNINA, sem a identificação de sua autoria. A identificação de autoria dos trabalhos (artigos, resenhas e ensaios) deverão ser removidas do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.","A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e a opção Propriedades no Word, garantindo assim a discrição da revista.","URL para as referências devem ser informadas adequadamente.","O autor está ciente de que, na falta de algum dos requisitos e condições acima descritos e informados, a submissão será rejeitada e arquivada.","Duas versões devem ser anexadas: Uma versão sem identificação e outra com identificação.","Artigos devem ter no máximo três autores, e pelo menos um dos autores possuir título de mestre."]]

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

É um periódico de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0.