O desenvolvimento moral na perspectiva de Piaget, Kohlberg e Gilligan

Autores

  • Rafaela de Cássia Mendes Chaves Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.84

Palavras-chave:

Desenvolvimento Moral, O juízo Moral, A Ética do Cuidado

Resumo

O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo compreender o desenvolvimento da moral a partir da perspectiva cognitivo-desenvolvimental. Esta perspectiva entende o desenvolvimento moral associado aos componentes cognitivos. Dentro dessa abordagem, encontramos dois autores que exerceram grande influência na pesquisa sobre o desenvolvimento da moral: Jean Piaget (1896-1980) e Lawrence Kohlberg (1927-1987). No entanto, a teoria de Kohlberg tem sido questionada por Carol Gilligan (1936-atualmente), precursora das discussões sobre as diferenças de gênero no campo da psicologia moral. Apesar de não ter elaborado uma teoria com níveis de desenvolvimento moral, a pesquisadora desenvolveu o conceito de ética do cuidado. Gilligan sugere que a teoria de Kohlberg não é adequada para avaliar as mulheres. Pode-se concluir que é fundamental para o campo da pedagogia a discussão sobre o desenvolvimento da moral, dentro da abordagem estudada, porque esses conhecimentos contribuem para a intervenção na prática pedagógica e para o aprimoramento da formação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela de Cássia Mendes Chaves, Faculdade Unina

    Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia

  • Yara Rodrigues, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade Unina. Doutora e mestre em Educação na linha de Psicologia da Educação.

Referências

BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; MORAIS, Alessandra de; LEPRE, Rita Melissa. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 15, n. 1, p. 25-32, Apr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=

S1413-294X2010000100004&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 20 de junho de 2020.

COIMBRA, J. L. (1990). Desenvolvimento interpessoal e moral. In B. P. Campos (Coord.), Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens, Vol. II (pp.18-29). Porto: Universidade Aberta.

DELVAL, J.; ENESCO, I. MORAL, DESARROLLO Y EDUCACIÓN. MADRID: ANAYA-ALAUDA, 1994. FINI, Lucila Diehl Tolaine. Desenvolvimento Moral: De Piaget a Kohlberg. Perspectiva, Florianópolis, v. 9, n. 16, p. 58-78, jan. 1991. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index. php/perspectiva/article/view/9127 . Acesso em: 03 maio 2020.

KADOOKA, Aline; LEPRE, Rita Melissa; A EVANGELISTA, Vitor de Morais. Considerações sobre a Educação Moral de Kohlberg. Colloquium Humanarum, [s.l.], v. 12, n. , p. 1607- 1614, 20 out. 2015. Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ch.2015.v12.nesp.000788

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Artmed Editora, 2007.

LEPRE, Rita Melissa; MARTINS, Raul Aragão. Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Paideia (Ribeirão Preto), [s.l.], v. 19, n. 42, p. 39-45, abr. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000100006.

LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. De Piaget a Gilligan: retrospectiva do desenvolvimento moral em psicologia um caminho para o estudo das virtudes. : retrospectiva do desenvolvimento moral em psicologia um caminho para o estudo das virtudes. Psicologia: Ciência e Profissão, [s.l.], v. 24, n. 3, p. 12-23, set. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932004000300003.

MACEDO, Alex Araújo. MORALIDADE NA ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO ESCOLAR: desenvolvimento e julgamento moral. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Uberaba, 2014. Cap. 1. Disponível em <http://bdtd.uftm.edu.br/bitstream/tede/252/5/Dissert%20Alex%20A%20Macedo. pdf>. Acesso em: 06 maio 2020.

MARINHO, Manuela. Olhares femininos sobre a ética: Carol Gilligan e Nel Noddings. Intervenção Social, Lisboa, v. 29, p. 71-82, maio 2004. Semestral. Disponível em: http:// revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/issue/view/73. Acesso em: 05 ago. 2020.

PIAGET, J. Le jugement moral chez l’enfant. Paris: PUF, 1992. (Originalmente publicado em 1932)

PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1994.

QUEIROZ, Kelly Jessie Marques; DE LIMA, Vanessa Aparecida Alves. Método Clínico piagetiano nos estudos sobre Psicologia Moral: o uso de dilemas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 3, n. 5, 2010.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Organismo, lógica e sociedade no modelo piagetiano do conhecimento. In: FREITAG, B. (Org.). Piaget: 100 anos. São Paulo: Cortez, 1997.

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. Carol Gilligan e a Ética do Cuidado na produção de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral de três programas de Pósgraduação Stricto Sensu (2008-2019). Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 166-204, 6 ago. 2020. Faculdade de Filosofia e Ciências. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p167-205.

SILVA, Gilberto Ribeiro e. O desenvolvimento da moralidade em Piaget e Kolberg. Paradigmas: Filosofia, Realidade e Artes, Santos, v. 13, n. 3, p. 6-6, abr. 2003. Bimestral. Disponível em: www.paradigmas.com.br . Acesso em: 05 maio 2020.

TOLDY, Teresa Maria Leal de Assunção Martinho. Da Ética do Cuidar ao Universalismo Interativo. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 25, n. 4, p. 585-595, out./dez. 2015.

VALE, Maria do Carmo. O Desenvolvimento Moral da Criança. Revista Portuguesa de Pediatria (antiga Acta Pediátrica Portuguesa): Ponto de Vista, Lisboa, v. 33, n. 5, p. 301-304, 19 set. 2014. Disponível em: https://pjp.spp.pt//article/view/5198. Acesso em: 06 maio 2020.

VALENTE, M. O. A Educação para os Valores. in E. L. Pires, O Ensino Básico em Portugal. Rio Tinto: ASA. 2002

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE CÁSSIA MENDES CHAVES, Rafaela; RODRIGUES, Yara. O desenvolvimento moral na perspectiva de Piaget, Kohlberg e Gilligan. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i2.84. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/84.. Acesso em: 22 dez. 2024.