O (A) coordenador(a) pedagógico (a) na educação infantil: limites e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.187Palavras-chave:
Educação infantil, Gestão democrática, Coordenador, pedagógicoResumo
O presente estudo situa-se na área da educação infantil e tem como tema central a coordenação pedagógica. Apresenta como objetivo geral analisar o papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no processo de organização e intervenção político-pedagógico na prática educativa da Educação Infantil. É um estudo bibliográfico de tipo qualitativo. Ao concluir a revisão da literatura, pôde-se constatar que a função do(a) coordenador(a) pedagógico(a) não está limitado(a) apenas a serviços de cunho administrativos ou burocráticos, mas que seu papel tem um caráter social, democrático e ético, que deve atender as necessidades de articulação, objetivando a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Entre as principais funções da coordenação pedagógica, destaca-se a articulação e a formulação das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil como um processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e de toda a comunidade escolar.
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