O Desenvolvimento infantil na perspectiva históricocultural: a criança pequena como sujeito nas relações
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.41Palavras-chave:
Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento e Aprendizagem InfantilResumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar o desenvolvimento e a aprendizagem infantil na perspectiva histórico-cultural. Como procedimento metodológico foi utilizada a revisão da literatura. A busca foi realizada por meio dos seguintes descritores: educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento e aprendizagem infantil, selecionados entre os anos de 2007 e 2020. Pode-se concluir que, para a perspectiva histórico-cultural, o professor tem um papel fundamental como promotor do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças pequenas. Para Vygotsky, o processo de socialização ocupa um lugar central no desenvolvimento, mas de um ponto de vista histórico e cultural. Sua compreensão é a de que a formação se dá na relação entre a criança e a sociedade ao seu redor. Na teoria histórico-cultural, as práticas organizadas que privilegiem o protagonismo compartilhado, do professor e da criança, numa relação de afeto, respeito e conhecimento mútuos, constituem as melhores condições para potenciar as aprendizagens e o desenvolvimento infantil.
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