Sexualidade infantil e a Educação: um diálogo com a teoria psicanalítica

Autores

  • Fernanda Kaminski da Silva Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues de La Iglesia Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.36

Palavras-chave:

Psicanálise, Desenvolvimento Psicossexual, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento da sexualidade infantil na perspectiva da psicanálise. O procedimento metodológico usado foi a revisão da literatura, tendo como aporte teórico principal as obras de Sigmund Freud. Foram utilizados também artigos encontrados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e na Biblioteca Digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com os seguintes descritores: psicanálise, desenvolvimento psicossexual e educação infantil. Pode-se observar que, para Freud, a sexualidade se encontra integrada ao desenvolvimento desde o nascimento até a puberdade e evolui por meio de uma sucessão geneticamente determinada por estágios: oral, anal, fálico, de latência e genital. Dentro dessa perspectiva, cada estágio tem uma zona erógena como fonte de prazer. Para a teoria psicanalítica, a constituição do sujeito se dá na relação com o outro, desconstruindo qualquer ideia de uma condição humana somente biológica e instintiva. A dimensão da sexualidade na infância mantém uma associação direta com a relação afetiva estabelecida entre a criança e seus professores. Dessa forma, a escola, como qualquer outra instância social, deve estar atenta para não adotar atitudes repressoras, que recalquem os desejos da criança, mas favoreçam um diálogo aberto, afetivo e construtivo. Essa parece ser uma tarefa de enorme complexidade para a educação, porque envolve desejos inconscientes tanto do professor como do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Kaminski da Silva, Faculdade Unina

    Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia.

  • Yara Rodrigues de La Iglesia, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Educação na linha de Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KAMINSKI DA SILVA, Fernanda; RODRIGUES, Yara. Sexualidade infantil e a Educação: um diálogo com a teoria psicanalítica . Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–22, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i1.36. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/36.. Acesso em: 22 dez. 2024.