Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.188Palavras-chave:
Educação Infantil, Gênero, Professores homensResumo
A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que tem ganhado notoriedade no campo educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação dos homens na função de docente na educação infantil e a construção conceitual acerca da especificidade das funções da educação da pequena infância. Esta é uma pesquisa qualitativa realizada por meio de uma revisão crítica da literatura. Foram utilizados autores que são referência nos temas estudados, tais como: Guacira Lopes Louro (2006), Jane Soares de Almeida (1998), bem como o Dossiê: Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. Por meio da pesquisa, constatou-se que a naturalização de algumas práticas no dia a dia com as crianças pequenas, em muitos casos, reafirma a relação mulher, professora e mãe como algo determinado biologicamente. Nesse sentido, pode-se inferir que a inexpressiva participação dos homens na função de docente na Educação Infantil pode estar atrelada a uma cultura machista. Diante do exposto, faz-se urgente uma concepção mais alargada do papel de homens e mulheres no cuidado e educação das crianças pequenas.
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