Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades

Autores/as

  • Richard Muller
  • YARA RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.188

Palabras clave:

Educação Infantil, Gênero, Professores homens

Resumen

A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que tem ganhado notoriedade no campo educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação dos homens na função de docente na educação infantil e a construção conceitual acerca da especificidade das funções da educação da pequena infância. Esta é uma pesquisa qualitativa realizada por meio de uma revisão crítica da literatura. Foram utilizados autores que são referência nos temas estudados, tais como: Guacira Lopes Louro (2006), Jane Soares de Almeida (1998), bem como o Dossiê: Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. Por meio da pesquisa, constatou-se que a naturalização de algumas práticas no dia a dia com as crianças pequenas, em muitos casos, reafirma a relação mulher, professora e mãe como algo determinado biologicamente. Nesse sentido, pode-se inferir que a inexpressiva participação dos homens na função de docente na Educação Infantil pode estar atrelada a uma cultura machista. Diante do exposto, faz-se urgente uma concepção mais alargada do papel de homens e mulheres no cuidado e educação das crianças pequenas.

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Publicado

2023-08-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MULLER, Richard; RODRIGUES, YARA. Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023. DOI: 10.51399/cau.v3i1.188. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/188.. Acesso em: 22 dec. 2024.