A criança e seu desenho: um olhar da psicologia
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.81Palavras-chave:
Desenho Infantil, Educação Infantil, PsicologiaResumo
A presente pesquisa teve como objetivo estudar a evolução do desenho da criança e os possíveis desdobramentos no desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Basicamente, a fundamentação teórica que trata sobre a evolução do grafismo foi ancorada nas obras de Georges Henri Luquet (1876-1965), Jean Piaget (1896-1980), Viktor Lowenfeld (1903-1960) e Florence de Mèredieu (1944). Para esses autores, todas as crianças passam necessariamente pelas mesmas etapas de evolução do desenho, no entanto, cada uma com características próprias. Se, por um lado, utilizam diferentes nomenclaturas para a definição dos estágios do grafismo infantil, por outro, parecem ser unânimes ao determinar que o desenho evolui segundo fases previsíveis conforme o crescimento da criança, dentro do seu processo de desenvolvimento como ser humano, levando em conta as especificidades de cada criança e suas experiências. Tendo em vista a relevância do desenho para o desenvolvimento infantil, principalmente no contexto educacional, é de fundamental importância discutir este tema. É extremamente importante que o professor conheça todas as características do desenvolvimento gráfico infantil. Esses estudos mostram que as crianças têm sua maneira própria de se expressar, de pensar, de registrar seus desejos, emoções e pensamentos. Cabe a nós, educadores, portanto, entendê-las e respeitá-las, proporcionando oportunidades de expressão, criação e experimentação.
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