A infância, o brincar e a educação infantil: um olhar da sociologia da infância

Autores/as

  • Lucina Cristina Pupo Martins Faculdade Unina
  • Yara Rodrigues de la Iglesia Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.163

Palabras clave:

Educação

Resumen

O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo discutir as contribuições da Sociologia da Infância para a compreensão da infância, do brincar e da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a revisão crítica da literatura. Basicamente, a fundamentação que trata sobre os construtos teóricos dos estudos da infância foi embasada nas obras de Manuel Jacinto Sarmento (2009) e Willian A. Corsaro (2011). Entende-se que a Sociologia da Infância se configura como campo de estudos que entende a infância como categoria social e a criança como produtora de cultura. Essa premissa rompe com a ideia de uma natureza instintiva e biológica proposta pela psicologia do desenvolvimento. Diante do exposto, conclui-se que essa abordagem pode contribuir para a construção de projetos e práticas nas instituições de Educação Infantil que considerem as especificidades das crianças, enquanto sujeitos ativos e participativos, principalmente, por meio do brincar.

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Publicado

2022-11-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PUPO MARTINS, Lucina Cristina; RODRIGUES DE LA IGLESIA, Yara. A infância, o brincar e a educação infantil: um olhar da sociologia da infância. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.163. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/163.. Acesso em: 22 dec. 2024.

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