Educação de zero a três anos: contribuições de Emmi Ppikler

Autores

  • Thalita Malko
  • RODRIGUES, YARA Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.164

Palavras-chave:

Creche, Abordagem Pikler, Bebês, crianças bem pequenas

Resumo

O acesso de muitas crianças nas instituições voltadas à educação infantil está ocorrendo cada vez mais cedo e a permanência desse público é cada vez maior. Portanto, cada vez mais se faz necessário pensar numa pedagogia que considere essas crianças bem pequenas em sua integralidade. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas que frequentam a creche, ancorando-se nos estudos e no trabalho realizado pelo Instituto Emmi Pikler, em Budapest, na Hungria. Como referência metodológica, optou-se pela revisão crítica da literatura. Foram consultadas obras da autora e de seus intérpretes e colaboradores. A abordagem de Emmi Pikler destaca as relações de cuidado entre o adulto e a criança pequena e o movimento livre, como premissa para um desenvolvimento adequado. Compreende-se que essa abordagem se constitui como uma proposta consistente para a educação coletiva das crianças de zero a três anos, seja para compreender quem é o bebê e a criança pequena, como eles aprendem e significam o mundo, quanto para constituição da identidade do(a) profissional que atua na creche.

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Biografia do Autor

  • Thalita Malko

    O acesso de muitas crianças nas instituições voltadas à educação infantil está ocorrendo cada vez mais cedo e a permanência desse público é cada vez maior. Portanto, cada vez mais se faz necessário pensar numa pedagogia que considere essas crianças bem pequenas em sua integralidade. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas que frequentam a creche, ancorando-se nos estudos e no trabalho realizado pelo Instituto Emmi Pikler, em Budapest, na Hungria. Como referência metodológica, optou-se pela revisão crítica da literatura. Foram consultadas obras da autora e de seus intérpretes e colaboradores. A abordagem de Emmi Pikler destaca as relações de cuidado entre o adulto e a criança pequena e o movimento livre, como premissa para um desenvolvimento adequado. Compreende-se que essa abordagem se constitui como uma proposta consistente para a educação coletiva das crianças de zero a três anos, seja para compreender quem é o bebê e a criança pequena, como eles aprendem e significam o mundo, quanto para constituição da identidade do(a) profissional que atua na creche.

Referências

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MALKO, Thalita; RODRIGUES DE LA IGLESIA, Yara. Educação de zero a três anos: contribuições de Emmi Ppikler. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.164. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/164.. Acesso em: 22 dez. 2024.