Educar e cuidar no cotidiano da creche: avanços e desafios

Autores

  • Leticia Nascimento dos Santos Costa Faculdade Unina
  • RODRIGUES, YARA Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.165

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Docência, Educar e Cuidar

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a polarização entre o cuidar e o educar no cotidiano da creche. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a revisão crítica da literatura, apoiando-se em autores que são referência na área da Educação Infantil brasileira. Constatou-se que, mesmo que a Educação Infantil tenha passado por muitas transformações ao longo do tempo, os resquícios do passado ainda se encontram presentes nas práticas cotidianas dos(as) profissionais. Apesar dos inúmeros avanços e conquistas, o cuidar/educar ainda é concebido em muitas instituições de forma fragmentada, mesmo que não exista uma linha demarcatória de onde um se inicia e outro termina, visto que esses dois processos se cruzam e se complementam a todo momento no dia a dia. Essa premissa remete-nos à compreensão de que é necessário repensar a prática educativa com as crianças pequenas, revendo as concepções de cuidar para além da higienização e da assistência, e as concepções de educar para além da preparação para etapas futuras do desenvolvimento infantil.

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NASCIMENTO DOS SANTOS COSTA, Leticia; RODRIGUES DE LA IGLESIA, Yara. Educar e cuidar no cotidiano da creche: avanços e desafios. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.165. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/165.. Acesso em: 22 dez. 2024.