Educar e cuidar no cotidiano da creche: avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.165Palavras-chave:
Desenho Infantil, Docência, Educar e CuidarResumo
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a polarização entre o cuidar e o educar no cotidiano da creche. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a revisão crítica da literatura, apoiando-se em autores que são referência na área da Educação Infantil brasileira. Constatou-se que, mesmo que a Educação Infantil tenha passado por muitas transformações ao longo do tempo, os resquícios do passado ainda se encontram presentes nas práticas cotidianas dos(as) profissionais. Apesar dos inúmeros avanços e conquistas, o cuidar/educar ainda é concebido em muitas instituições de forma fragmentada, mesmo que não exista uma linha demarcatória de onde um se inicia e outro termina, visto que esses dois processos se cruzam e se complementam a todo momento no dia a dia. Essa premissa remete-nos à compreensão de que é necessário repensar a prática educativa com as crianças pequenas, revendo as concepções de cuidar para além da higienização e da assistência, e as concepções de educar para além da preparação para etapas futuras do desenvolvimento infantil.
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