Educação de zero a três anos: contribuições de Emmi Ppikler
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.164Keywords:
Creche, Abordagem Pikler, Bebês, crianças bem pequenasAbstract
O acesso de muitas crianças nas instituições voltadas à educação infantil está ocorrendo cada vez mais cedo e a permanência desse público é cada vez maior. Portanto, cada vez mais se faz necessário pensar numa pedagogia que considere essas crianças bem pequenas em sua integralidade. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a educação e o cuidado de bebês e de crianças bem pequenas que frequentam a creche, ancorando-se nos estudos e no trabalho realizado pelo Instituto Emmi Pikler, em Budapest, na Hungria. Como referência metodológica, optou-se pela revisão crítica da literatura. Foram consultadas obras da autora e de seus intérpretes e colaboradores. A abordagem de Emmi Pikler destaca as relações de cuidado entre o adulto e a criança pequena e o movimento livre, como premissa para um desenvolvimento adequado. Compreende-se que essa abordagem se constitui como uma proposta consistente para a educação coletiva das crianças de zero a três anos, seja para compreender quem é o bebê e a criança pequena, como eles aprendem e significam o mundo, quanto para constituição da identidade do(a) profissional que atua na creche.
Downloads
References
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Porto Alegre, v. 16, 2010. BARBOSA, Maria Carmem Silveira et al. Práticas cotidianas na educação infantil–bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009.
CARVALHO, R. S. FOCHI, P. S. A pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil: apresentação. Ministério da Educação. v. 30, n. 100, 2017. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3211. Acesso em: 20/julho de 2022.
CHOKLER, Myrtha. Los Organizadores del Desarrollo Psicomotor, del mecanicismo a la psicomotricidad operativa. Buenos Aires, Ediciones Cinco, 1988. DOS SANTOS OLIVEIRA, Ana Paula Lopes et al. Olhares em diálogo na educação infantil: Aproximações com a abordagem de Emmi Pikler. Sá Editora, 2021.
FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2016. FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: JM Editora, 2004.
HERRÁN IZAGIRRE, Elena. La educación Pikler-Lóczy: cuando educar empieza por cuidar. 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Thalita Malko, Yara Rodirgues de la Iglesia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.