Educação a distância no Brasil e suas tendências para os próximos anos

Autores/as

  • Nadir Teixeira Junior Unina
  • Aline Fátima de Meira

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.160

Palabras clave:

Educação a Distância – EAD, Aplicativos de Informática – APP, Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA

Resumen

O presente artigo pretendeu analisar a evolução do ensino na modalidade Educação a Distância – EAD – no Brasil nos últimos anos e pesquisar quais são as tendências para os próximos anos. O objetivo é refletir e evidenciar sobre a evolução da EAD no Brasil em relação a sua aceitação e adesão pelos estutantes, a capacitação dos profissionais envolvidos nessa modalidade de ensino e as atualizações tecnológicas por parte das instituições de ensino. A idéia foi verificar os avanços tecnológicos das plataformas de ensido EAD, a evolução sobre as ofertas de cursos, a capacitação dos profissionais envolvidos e a realidade de infraestrutura dos alunos e para estudar nessa modalidade de ensino. Considero que algumas regiões do Brasil não possuem serviços de internet com qualidade e muitos estudantes não tem infraestrutura como computador e acesso a internet devido as suas condições financeiras. A conclusão é que os estudantes adquiriram confiança no ensino EAD e cada vez optam mais nessa modalidade para seu processo formativo como também evidenciam que as instituições de ensino tem investido constantemente em tecnologias em EAD referente aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA – e o mercado de informática no desenvolvivento de Aplicativos em Educação – APP - , capacitação de seus profissionais  e ampliando a oferta de cursos nessa modalidade de ensino.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-08-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

JUNIOR, Nadir Teixeira. Educação a distância no Brasil e suas tendências para os próximos anos. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023. DOI: 10.51399/cau.v3i1.160. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/160.. Acesso em: 22 dec. 2024.