O direito à educação para pessoas em privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.127Palabras clave:
Educação, EJA, Prisões, RessocializaçãoResumen
O presente artigo tem por finalidade conhecer e descrever os direitos dos indivíduos privados de liberdade, partindo da concepção de que a garantia do direito à educação impacta no processo de reintegração social desses indivíduos.
Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo. Nos últimos 10 anos, observou-se um avanço expressivo no número da população carcerária no estado do Paraná. O perfil desse grupo vem frequentemente se repetindo, a saber: jovens com pouca ou baixa escolaridade, com idades entre 18 e 30 anos. Assim sendo, este presente trabalho busca conhecer os direitos da pessoa privada de liberdade na esfera legal, descrever a modalidade EJA dentro do Sistema Penitenciário do Paraná e explicar as possíveis relações entre a ressocialização do detento e o acesso e a permanência na educação durante o aprisionamento.
Descargas
Referencias
BECCARIA, C. Dos delitos e das penas. eBookLibris, 1764. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000015.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.
BRASIL, Lei de execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: Nascimento da prisão: tradução de Raquel Ramalhete. 41ª Edição. Petrópolis, RJ Editora Vozes 2013.
IFOPEN- Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. População carcerária do Paraná. Levantamento de junho de 2020.
JULIÃO, E. F. Reincidência criminal e penitenciária: aspectos conceituais, metodológicos, políticos e ideológicos. Revista Brasileira de Sociologia - Rbs,[S.L.], v. 4, n. 7, p. 265-292, 1 jul. 2016. Sociedade Brasileira de Sociologia. Disponível em: file:///C:/Users/A0109591/Downloads/Dialnet-ReincidenciaCriminalEPenitenciaria5896088. pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
MARCONDES, M. A. S.; MARCONDES, Pedro. A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES. 2008. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4268/1/FPF_PTPF_01_0917.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.
MIRANDA, Pauline Vielmo; PEREIRA, Ascísio dos Reis. A EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO: A IMPORTÂNCIA DO ACESSO DE PRESOS AO ENSINO PROFISSIONAL. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/jacksonbruno/Downloads/6983-Texto%20do%20artigo-30238-1-10-20160921.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.
NUNES, César. A Educação como Direito e a Pedagogia Humanizadora: algumas aproximações teóricas e outras viáveis práticas sociais e pedagógicas emancipatórias. Revista de Educação da Unina, v. 1, n. 1, 2020.
ONOFRE, E. M. C; JULIÃO, E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 51-69, mar. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362013000100005. ONOFRE, E. M. C. EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO NA VISÃO DOS PROFESSORES: UM HIATO ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO. 2009. 17 p. Disponível em: file:///C:/Users/A0109591/Downloads/Nova%20pasta/EDUCA%C3%87%-59C3%83O%20ESCOLAR%20NA%20PRIS%C3%83O%20NA%20VIS%C3%83O%20DOS%20PROFESSORES.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.
PAZ, C. F. M. Princípio da Dignidade da Pessoa Humana no Sistema Prisional Brasileiro. Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, Montes Claros, Mg, v. 1, n. 15, p. 123-134, 01 abr. 2020. Quadrimestral. Disponível em: https://www.ufrgs.br/avaliacaosinase/wp-content/uploads/2020/05/Artigo-com-Vic.pdf#page=123. Acesso em: 25 mar. 2021.
RIBEIRO, N. F. (org.). A prisão na perspectiva de Michael Foucault. In: LOURENÇO, A. S; ONOFRE, E. M. C. O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: Edufscar, 2011. Cap. 12. p. 1-284. RIO DE JANEIRO. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Reincidência Criminal no Brasil: relatório de pesquisa. Relatório de Pesquisa. 2015. Disponível em: https://ptdocz.com/doc/986757/reincid%C3%AAncia-criminal-no-brasil. Acesso em: 25 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jackson Bruno Alves Batista, Eduardo Soncini Miranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.