ECA, a distância entre a lei e a prática no atendimento à criança com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.126Keywords:
Deficiência intelectual, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Constituição FederalAbstract
Este trabalho tem como finalidade apresentar como o ECA é aplicado nas escolas municipais de Curitiba. O objetivo geral do trabalho foi verificar se as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem com crianças portadoras de deficiência intelectual contemplam as exigências do ECA. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa e os materiais usados para
levantamento de dados foram: livros, artigos e entrevistas realizadas com professores da rede municipal de Curitiba. As entrevistas foram analisadas e, em seguida, cada pergunta foi transformada em uma figura com respostas agrupadas em palavras-chave. A relevância do tema escolhido para a área da educação inclusiva é mostrar como o atendimento ao aluno com deficiência intelectual é realizado nas escolas municipais de Curitiba, para entender como a lei está sendo aplicada e, também, as dificuldades enfrentadas pelas escolas.
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