Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37Palavras-chave:
Crianças Refugiadas, Inclusão, Escolas Municipais de Curitiba, Direitos HumanosResumo
O presente trabalho tem como tema as crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba e seu objetivo geral é compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. Estipulou-se como objetivos específicos: investigar o tipo de acolhimento e integração na instituição municipal, identificar os aspectos socioeconômicos que caracterizam essas crianças e investigar as dificuldades de comunicação entre professores, famílias refugiadas e a escola. Esta pesquisa bibliográfica/ qualitativa visa a destacar o papel e a atuação das práticas pedagógicas nesses cenários, a fim de incluir esses indivíduos, respeitando as suas identidades e culturas, de modo que se sintam acolhidos e que possam se integrar à sociedade brasileira de maneira efetiva, mas sem perder a sua própria identidade e cultura.
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