Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba

Autores

  • Javarine Muniz Nascimento Faculdade Unina
  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.37

Palavras-chave:

Crianças Refugiadas, Inclusão, Escolas Municipais de Curitiba, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho tem como tema as crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba e seu objetivo geral é compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. Estipulou-se como objetivos específicos: investigar o tipo de acolhimento e integração na instituição municipal, identificar os aspectos socioeconômicos que caracterizam essas crianças e investigar as dificuldades de comunicação entre professores, famílias refugiadas e a escola. Esta pesquisa bibliográfica/ qualitativa visa a destacar o papel e a atuação das práticas pedagógicas nesses cenários, a fim de incluir esses indivíduos, respeitando as suas identidades e culturas, de modo que se sintam acolhidos e que possam se integrar à sociedade brasileira de maneira efetiva, mas sem perder a sua própria identidade e cultura.

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Biografia do Autor

  • Javarine Muniz Nascimento, Faculdade Unina

    Acadêmica da Faculdade Unina. Licenciada em Pedagogia

  • Marli Pereira de Barros Dias, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade UNINA. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná
    (UFPR), Mestre em Sociologia e doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
    pela Universidade de Évora, Portugal.

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Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUNIZ NASCIMENTO, Javarine; PEREIRA DE BARROS DIAS, Marli. Crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba . Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i1.37. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/37.. Acesso em: 22 dez. 2024.