A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Terezinha Doraci Azzolin Allessi Faculdade Unina
  • Marli Pereira de Barros Dias Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.82

Palavras-chave:

Cidadania, Educação de Jovens e Adultos, Educação libertadora, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo visa analisar como o pensamento e o método de Paulo Freire são relevantes no processo de uma educação emancipadora com vistas à humanização dos sujeitos e à conquista de direitos e de cidadania. A pergunta de partida é a seguinte: como as aulas da EJA podem contribuir para desenvolver o senso crítico dos estudantes e a consciência individual e coletiva, na conquista de direitos e da cidadania? O objetivo geral é analisar o pensamento e o método de Paulo Freire na alfabetização de Jovens e Adultos, visando ao desenvolvimento da consciência crítica e à construção da cidadania, a partir do resgate de direitos fundamentais, individuais e coletivos. Os objetivos específicos são: verificar o perfil do estudante da EJA; promover a consciência individual e coletiva, a conquista de direitos e cidadania, a partir do pensamento de Paulo Freire; analisar a concepção freiriana de cidadania. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica das obras de Paulo Freire e de alguns outros autores cuja abordagem no âmbito da educação de direitos e de cidadania se interligam ao pensamento de Freire. Ao término desta pesquisa, podemos concluir que a EJA deve ser para o estudante jovem e adulto o despertar para o mundo, para que se sinta inserido na sociedade e consciente de seus direitos e de suas responsabilidades. Isso é possível por meio da proposta da educação libertadora e do diálogo, como ferramenta fundamental, a partir do pensamento de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

  • Terezinha Doraci Azzolin Allessi, Faculdade Unina

    Graduada em Pedagogia, pela faculdade UNINA.

  • Marli Pereira de Barros Dias, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade UNINA. Doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais,
    pela Universidade de Évora, Portugal

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Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DORACI AZZOLIN ALLESSI, Terezinha; PEREIRA DE BARROS DIAS, Marli. A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i2.82. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/82.. Acesso em: 22 dez. 2024.