A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.82Palavras-chave:
Cidadania, Educação de Jovens e Adultos, Educação libertadora, Paulo FreireResumo
O presente artigo visa analisar como o pensamento e o método de Paulo Freire são relevantes no processo de uma educação emancipadora com vistas à humanização dos sujeitos e à conquista de direitos e de cidadania. A pergunta de partida é a seguinte: como as aulas da EJA podem contribuir para desenvolver o senso crítico dos estudantes e a consciência individual e coletiva, na conquista de direitos e da cidadania? O objetivo geral é analisar o pensamento e o método de Paulo Freire na alfabetização de Jovens e Adultos, visando ao desenvolvimento da consciência crítica e à construção da cidadania, a partir do resgate de direitos fundamentais, individuais e coletivos. Os objetivos específicos são: verificar o perfil do estudante da EJA; promover a consciência individual e coletiva, a conquista de direitos e cidadania, a partir do pensamento de Paulo Freire; analisar a concepção freiriana de cidadania. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica das obras de Paulo Freire e de alguns outros autores cuja abordagem no âmbito da educação de direitos e de cidadania se interligam ao pensamento de Freire. Ao término desta pesquisa, podemos concluir que a EJA deve ser para o estudante jovem e adulto o despertar para o mundo, para que se sinta inserido na sociedade e consciente de seus direitos e de suas responsabilidades. Isso é possível por meio da proposta da educação libertadora e do diálogo, como ferramenta fundamental, a partir do pensamento de Paulo Freire.
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