Educação e Tecnologia: diálogo em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.184Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Pandemia, Ensino RemotoResumo
O presente artigo discute a educação brasileira durante a pandemia de covid-19 em 2020, com foco no trabalho dos professores. O período foi marcado por dificuldades na adaptação do ensino presencial para o remoto. A pesquisa tem como objetivo identificar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da educação básica nesse contexto. Os objetivos específicos incluem a discussão da relação entre educação e tecnologia, e a compreensão do cenário educacional durante a pandemia. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e se baseia em estudos de autores como Kenski (2003), Ribeiro (2020), Coscareli (2020), entre outros. Os resultados indicam a dificuldade dos professores em lidar com tecnologias digitais, a necessidade de adaptação ao ensino remoto e as desigualdades sociais como desafios enfrentados pelos professores para garantir o acesso ao conhecimento dos estudantes.
Downloads
Referências
RIBEIRO, Ana Elisa, VECCHIO, Pollyanna de Mattos. Tecnologias digitais e escolas, In: BUZZEN, Clecio. O ensino de língua materna em tempo de pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa, VECCHIO, Pollyanna de Mattos. Tecnologias digitais e escolas. 1 ed. São Paulo, 2020. P 21-31. Acesso em: 24/02/2022. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Patricia/Downloads/Ana%20Elisa%20Ribeiro%20-%20 Tecnologias_digitais_e_escola%20(3).pdf
CALADO, S.dos S; Ferreira, S.C dos R. Análise de documentos: Método de recolha e análise de dados. Acesso em: 30//02/2022. Disponível em: https:// tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5508/2/2019%20%20Severina%20Ramos%20Tel%C3%A9cio%20de%20Souza.pdf
COSTA, Antonia Erica Rodrigues, NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues. CONEDU Vll CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil,2020. Acesso em 09/05/2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID6370_30092020005800.pdf
KENSKI, VANI MOREIRA. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2003. Acesso em: 19/03/2022. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Patricia/Downloads/Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20tecnologias%20-%20O%20novo%20ritmo%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20by%20Vani%20Moreira%20Kenski%20(z-lib.org).epub%20(3).pdf
RIBEIRO, Ana Elisa, VECCHIO, Pollyanna de Mattos. Tecnologias digitais e escolas, In: COSCARELLI, Carla Viana. Ideias para pensar o fim da escola. 1 ed. São Paulo, 2020. P 104 -111. Acesso em: 22/03/2022. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Patricia/Downloads/Ana%20Elisa%20Ribeiro%20-%20Tecnologias_digitais_e_escola%20(3).pdf
RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos. Tecnologias digitais e escolas, 2020. Acesso em: 28/02/2022. Disponível em: file:///c:/users/ana%20patricia/downloads/ana%20elisa%20ribeiro%20-%20tecnologias_digitais_e_escola%20(3).pdf
RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana. Ideias para pensar o fim da escola, 2020. Acesso em: 25/03/2022. Disponível em: file:///c:/users/ana%20patricia/downloads/ana%20elisa%20ribeiro%20-%20tecnologias_digitais_e_escola%20(3).pdf
VENANCIO SOUSA, Luis Gabriel. A curadoria na formação inicial do professor de língua portuguesa: uma análise dialógica, 2021. Acesso
em: 02/03/2022. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Patricia/Downloads/ curadoriaformacaoinicialprofessor%20(2).pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Patricia Ferreira das Neves, Luis Gabriel Venancio Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.