Interface entre neurociência e o ensino-aprendizado em leituras digitais
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.185Palavras-chave:
Neurociência, Ensino-aprendizagem, Leitura DigitalResumo
Os processos de leitura no ambiente digital exigem outros aportes cognitivos se comparados aos analógicos. Torna-se importante compreender como os estudos da neurociência podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em ambientes digitais, logo, esta pesquisa busca, como objetivo geral, investigar como a neurociência pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem por meio da leitura digital. Como uma pesquisa bibliográfica, o caminho para alcançar tal objetivo foi delineado da seguinte forma: a) refletir sobre as contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem que envolva leituras digitais; b) apresentar argumentos que mostrem, na literatura, como a leitura digital é realizada. Os autores Cosenza e Guerra (2011), Cordeiro e Farias (2015), Silva (2016), Wolf (2019), entre outros, foram utilizados para a ancoragem teórica. Como resultado, percebeu-se que as contribuições da neurociência são favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem em leituras digitais, pois, ao conhecer as áreas do nosso cérebro acionado durante a leitura, é possível que o docente planeje suas aulas com o uso de estratégias que potencializem os acionamentos de áreas do nosso cérebro que são importantes na dinâmica das leituras em ambientes digitais. Assim, os estudantes podem aprender mais e melhor, além de potencializar a aplicação desses novos saberes em outras situações do seu cotidiano.
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