Espaços invisíveis

as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia

Autores

  • Alcimar Paulo Freisleben Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.6

Palavras-chave:

Fotografia, Livro Didático, Favela, Geografia

Resumo

Este artigo busca refletir sobre como as fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na tese de doutorado, desenvolvemos uma análise de fotografias do espaço urbano brasileiro presentes nos livros didáticos de Geografia (LDG’s) de 1937 a 2015. Entre estas fotografias analisamos aquelas de espaços negligenciados pelo poder público e vistos como locais de carência, desorganização e violência: as favelas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alcimar Paulo Freisleben

    Doutor em Geografia pelo POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do grupo interdisciplinar de pesquisa RETLEE da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR. Professor Visitante na UNILA (Foz do Iguaçu-PR) E-mail: uttamadesign@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

FREISLEBEN, Alcimar Paulo. Espaços invisíveis : as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51399/reunina.v1i1.6. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/6.. Acesso em: 24 nov. 2024.