Espaços invisíveis

as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia

Authors

  • Alcimar Paulo Freisleben Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.6

Keywords:

Fotografia, Livro Didático, Favela, Geografia

Abstract

Este artigo busca refletir sobre como as fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na tese de doutorado, desenvolvemos uma análise de fotografias do espaço urbano brasileiro presentes nos livros didáticos de Geografia (LDG’s) de 1937 a 2015. Entre estas fotografias analisamos aquelas de espaços negligenciados pelo poder público e vistos como locais de carência, desorganização e violência: as favelas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Alcimar Paulo Freisleben

    Doutor em Geografia pelo POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do grupo interdisciplinar de pesquisa RETLEE da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR. Professor Visitante na UNILA (Foz do Iguaçu-PR) E-mail: uttamadesign@gmail.com

Published

2020-12-18

Issue

Section

Artigo

How to Cite

FREISLEBEN, Alcimar Paulo. Espaços invisíveis : as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51399/reunina.v1i1.6. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/6.. Acesso em: 24 nov. 2024.