Espaços invisíveis

as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia

Autores/as

  • Alcimar Paulo Freisleben Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.6

Palabras clave:

Fotografia, Livro Didático, Favela, Geografia

Resumen

Este artigo busca refletir sobre como as fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na tese de doutorado, desenvolvemos uma análise de fotografias do espaço urbano brasileiro presentes nos livros didáticos de Geografia (LDG’s) de 1937 a 2015. Entre estas fotografias analisamos aquelas de espaços negligenciados pelo poder público e vistos como locais de carência, desorganização e violência: as favelas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alcimar Paulo Freisleben

    Doutor em Geografia pelo POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do grupo interdisciplinar de pesquisa RETLEE da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão/PR. Professor Visitante na UNILA (Foz do Iguaçu-PR) E-mail: uttamadesign@gmail.com

Publicado

2020-12-18

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

FREISLEBEN, Alcimar Paulo. Espaços invisíveis : as favelas nas fotografias dos livros didáticos de geografia . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51399/reunina.v1i1.6. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/6.. Acesso em: 24 nov. 2024.