Autoavaliação dos cursos de graduação EAD

uma possibilidade de análise

Autores/as

  • Gilson Brun Unina Autor
  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo Unibrasil / Unina Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.182

Palabras clave:

Autoavaliação, Ensino a distância, SWOT

Resumen

A autoavaliação nos cursos de graduação é um dos processos avaliativos que foi instituído em 2004 através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da lei n. 10.861. O processo de avaliação tem como objetivo identificar o perfil e significado de atuação da instituição verificando atividades, cursos, programas, projetos e setores das diferentes dimensões institucionais. Preconiza que, através dos dados coletados, sejam realizadas ações para a melhoria da educação superior, aumento da eficácia institucional e da efetividade acadêmica e social. O processo avaliativo culminaria na contribuição de tomadas de decisões institucionais, uma vez que é apresentado aos gestores da instituição. Ao ouvir a comunidade interna e levantar as demandas e necessidades desses grupos é possível planejar e executar intervenções que atendam a essas questões. Nesse artigo buscamos analisar os pontos fortes e fracos dos cursos por meio da autoavaliação realizada pelos discentes, a fim de identificar melhorias para o aprimoramento desses cursos. Podemos inferir que a instituição apresenta pontos fortes significativos em relação ao material didático, bem como na forma como os alunos utilizam com as videoaulas. O alto nível de satisfação dos alunos pode ser usado como um diferencial competitivo para atrair novos alunos e expandir a oferta de cursos. Outro ponto forte são as atividades disponíveis no AVA e as provas, com um alto nível de satisfação dos alunos. A diversidade de atividades no AVA e o acesso dos alunos a diferentes tipos de provas são oportunidades para aprimorar ainda mais a qualidade da avaliação, traçando um cenário mais fidedigno do processo de aprendizagem. Uma das limitações desse estudo é a falta de informações mais aprofundadas sobre os quesitos abordados, não sendo possível nesse momento identificar os pontos fracos e as suas ameaças correlatas.

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Referencias

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Publicado

2024-03-07

Cómo citar

BRUN, Gilson; AZEVEDO, Ana Leticia Padeski Ferreira de. Autoavaliação dos cursos de graduação EAD: uma possibilidade de análise. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. DOI: 10.51399/reunina.v4i1.182. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/182.. Acesso em: 24 nov. 2024.