Autoavaliação dos cursos de graduação EAD

uma possibilidade de análise

Autores

  • Gilson Brun Unina Autor
  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo Unibrasil / Unina Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.182

Palavras-chave:

Autoavaliação, Ensino a distância, SWOT

Resumo

A autoavaliação nos cursos de graduação é um dos processos avaliativos que foi instituído em 2004 através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da lei n. 10.861. O processo de avaliação tem como objetivo identificar o perfil e significado de atuação da instituição verificando atividades, cursos, programas, projetos e setores das diferentes dimensões institucionais. Preconiza que, através dos dados coletados, sejam realizadas ações para a melhoria da educação superior, aumento da eficácia institucional e da efetividade acadêmica e social. O processo avaliativo culminaria na contribuição de tomadas de decisões institucionais, uma vez que é apresentado aos gestores da instituição. Ao ouvir a comunidade interna e levantar as demandas e necessidades desses grupos é possível planejar e executar intervenções que atendam a essas questões. Nesse artigo buscamos analisar os pontos fortes e fracos dos cursos por meio da autoavaliação realizada pelos discentes, a fim de identificar melhorias para o aprimoramento desses cursos. Podemos inferir que a instituição apresenta pontos fortes significativos em relação ao material didático, bem como na forma como os alunos utilizam com as videoaulas. O alto nível de satisfação dos alunos pode ser usado como um diferencial competitivo para atrair novos alunos e expandir a oferta de cursos. Outro ponto forte são as atividades disponíveis no AVA e as provas, com um alto nível de satisfação dos alunos. A diversidade de atividades no AVA e o acesso dos alunos a diferentes tipos de provas são oportunidades para aprimorar ainda mais a qualidade da avaliação, traçando um cenário mais fidedigno do processo de aprendizagem. Uma das limitações desse estudo é a falta de informações mais aprofundadas sobre os quesitos abordados, não sendo possível nesse momento identificar os pontos fracos e as suas ameaças correlatas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/ l10.861.htm>. Acesso em: 21 mar. 2023.

CARIFIO, J.; PERLA, R. Ten common misunderstandings, misconceptions, persistent myths and urban legends about Likert scales and Likert response formats and their antidotes. Journal of social sciences, n.3, v.3, p.106-116, 2007.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, v. 22, n.140, p.1-55, 1932.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, E. A. et al. A análise SWOT como instrumento para autoavaliação institucional: um estudo em uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 14, n. 3, p. 239-259, 2018.

PRADO, R. B. Análise SWOT aplicada a universidades: um estudo em uma instituição pública de ensino superior. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 51, p. 148-162, 2018.

RANGEL, M.; MACHADO, J. Avaliação Institucional: o modelo brasileiro. Indagatio Didactica, Aveiro, v.6, n.2, p.6-20, jul. 2014.

REIS, C. A. C. L. et al. Caderno de planejamento institucional participativo-ENSP. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP, 2023.

RIBEIRO, W.; GUERRA, M. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 53, p. 1-26, e-17064, jul./set. 2019.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

BRUN, Gilson; AZEVEDO, Ana Leticia Padeski Ferreira de. Autoavaliação dos cursos de graduação EAD: uma possibilidade de análise. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. DOI: 10.51399/reunina.v4i1.182. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/182.. Acesso em: 12 dez. 2024.