Usos da Tecnologia na Educação: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo Unibrasil / Unina Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.102

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Pesquisa

Resumo

No presente artigo tivemos como objetivo realizar uma revisão bibliográfica elencando as produções científicas que tratam sobre a aproximação entre a Educação e a Tecnologia. Acreditamos que esse trabalho pode auxiliar aos pesquisadores iniciantes no tema e organizar a produção de um período, fornecendo um panorama dos assuntos pesquisados e evidenciando lacunas. Para realizar a coleta de dados dessa revisão bibliográfica, buscamos somente artigos completos no Portal de Periódicos Capes que deveriam ser publicados entre os anos de 2017 e 2022. Foram excluídos textos em língua estrangeira, que não fossem disponibilizados na íntegra de forma gratuita, que fossem revisões de literatura e que não fossem de periódicos revisados por pares. Como resultados ressaltamos a preocupação recorrente nos artigos: a implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Isso pode ocorrer devido a essa aproximação ainda ser recente, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Os indivíduos que fazem parte desses processos também são preocupação das produções, que destacam a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia. O caminho a ser traçado para que a tecnologia não seja somente uma presença na sala de aula, sem fazer parte do planejamento e auxiliar os objetivos educacionais, ainda necessita ser percorrido sanando problemas que se apresentam nos campos material, de recursos humanos e institucional.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZEVEDO, Ana Leticia Padeski Ferreira de. A tecnologia na escola: um olhar atento ao projeto conectados (SEED/PR). 2019. 57 fls. Monografia (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

BARRETO, R. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1181-1201, Set./Dez. 2004.

CANCLINI, N. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013.

CHAGAS, M.; PELLANDA, N. Alfabetização Escolar e Acoplamento Tecnológico: Práticas de Autoria e Subjetivação. Rev. Polis e Psique, v.10, n.3, p. 7-30, 2020. GARBIN, M.; OLIVEIRA, E. Educação Temática Digital, Campinas, v.23, n.1, p. 44-63, jan./mar. 2021.

KANASHIRO, A.; GRANDINI, R.; GUIRRO, U. Cuidados paliativos e o ensino médico mediado por tecnologias: avaliação da aquisição de competências. Revista Brasileira de Educação Médica, Curitiba, v.45, n.4, p. 1-8, out./dez. 2021.

KENSKI, V. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. In: 12o Congresso Internacional de Educação a Distância, 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABED, 2005 p. 71-80. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2019.

KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 2. ed. Campinas: Papirus, 2004.

LAKATOS, Eva M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026580/. Acesso em: 28 mar. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1993.

MACHADO, K.; SANTOS, P.; COSTA, C. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Revista Cocar, v.14, n.29, p.700-722, mai./ago., 2020.

MAGALHÃES, A. et. al. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Curitiba, v.44, n.1, p. 1-7, out./dez. 2020.

MENDES, C.; EVANGELISTA, R. A formação e o trabalho docente, as tecnologias móveis e a UNESCO. Educação Temática Digital, Campinas, v.24, n. 1, p. 151-70, jan./abr. 2022.

MICHEL, W.; ROSITO, M. Tecnologia educacional digital na educação básica: estética do empoderamento nas narrativas discentes. Intersaberes, Curitiba, v. 13, n. 30, p. 610-23, set./dez. 2018.

MONDINI, V.; DOMINGUES, M. Gestão da retenção de alunos em cursos on-line sob a perspectiva da aceitação da tecnologia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.23, p. 1-29, 2018.

MOURA, F.; SOUZA, S.; MENEZES, J. Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús, CE. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 1, jan./jun. 2019.

NORONHA, F.; BACKES, L.; CASAGRANDE, C. Hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula: analisando potencialidades e limites das tecnologias. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 270-282, jul./dez. 2018.

OSTEMBERG, E.; CARRARO, M.; SANTOS, P. As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19: relatos de professores. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2020.

PEREIRA, A. Os desafios do uso das tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Educação Temática Digital, Campinas, v.24, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2022.

PEREIRA, J.; FRANCISCO, D. Educação e Tecnologia: conexões propícias à formação docente na sociedade em rede. Intersaberes, Curitiba, v. 13, n. 28, p. 89-102, jan./abr. 2018.

POSSATO, A.; MONTEIRO, P. Docentes de Tecnologia da Informação e Comunicação: o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Trabalho & Educação, v.29, n.1, p.125-138, jan./abr. 2020.

PROTO, V.; INFORSATO, E.; CHADIAK, S. A relação simbiótica entre a educação escolar e as novas tecnologias digitais. Intersaberes, Curitiba, v. 13, n. 28, p. 131-38, jan./abr. 2018.

RIEDNER, D.; PISCHETOLA, M. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. Educação Temática Digital, Campinas, v.23, n. 1, p. 64-81, jan./mar. 2021.

SANTOS, M. et. al. Uso de tecnologia no desenvolvimento de jogos educativos eletrônicos para a promoção de saúde bucal e Educação Ambiental. Revista Thema, v.17, n.4, p.843-54, out./dez. 2020.

SANTOS, P.; SCHWANKE, C.; MACHADO, K. Tecnologias digitais na educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 129-145, jan./jun. 2017.

SILVA, A. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 527-554, jul./set. 2011.

SOSSAI, F. A emergência da noção de novas tecnologias no Centro para Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE. Educação Temática Digital, Campinas, v.23, n. 4, p. 963-81, out./dez. 2021.

VALENTE, J. Tecnologias e educação a distância no ensino superior: uso de metodologias ativas na graduação. Trabalho & Educação, v.28, n.1, p.97-113, jan./abr. 2019.

VARELA, A.; RAUSCH, R. Tecnologia na Educação Superior: estratégias pedagógicas bem-sucedidas para estudantes surdos. Intersaberes, Curitiba, v. 13, n. 28, p. 139-53, jan./abr. 2018.

VENTURA, P.; CASTRO FILHO, J. Estágios da gestão pedagógica para o uso das tecnologias digitais. Educação Temática Digital, Campinas, v.22, n. 4, p. 1010-30, out./dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

AZEVEDO, Ana Leticia Padeski Ferreira de. Usos da Tecnologia na Educação: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i1.102. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/102.. Acesso em: 24 nov. 2024.