Contação de histórias na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento criativo
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.168Palabras clave:
Educação Infantil, Contação de história, Pensamento criativoResumen
O presente trabalho tem por intenção pesquisar como a contação de histórias na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, bem como nas experiências de ensino e realização de estágios, com observação de práticas da contação de história. Para este estudo buscaram-se textos e artigos dos seguintes autores: Mosser (2008); Rodrigues (2017); Oliveira (2018); Dalvi (2019), que tratam do tema e apresentam exemplos de pesquisa sobre o assunto e conceitos correspondentes, particularmente, o de criatividade e sua relação com a ato de contar histórias. O objetivo geral consiste em estudar como a contação de histórias pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo na Educação infantil. Os objetivos específicos foram: estudar obras de autores que tratam do tema; observar situações de contação em sala de aula na faixa etária referente ao período delimitado; estabelecer relações entre a contação de história e o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa revelou aspectos significativos para as propostas educacionais que defendem a contação de história e o desenvolvimento da criatividade.
Descargas
Referencias
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991.
BASTOS, Maria. Jardim de crianças: o pioneirismo do Dr. Menezes Vieira (1875-1887). In :SANTOS, Jaqueline. O contexto histórico da educação infantil. Fortaleza, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA | Artigo acadêmico, 2018. Disponível em <http://osid.org.py/v1/wp-content/uploads/2017/12/JaquelineSilva-Santos-Artigo-O-CONTEXTO-HISTÓRICO-DA-EDUCAÇÃO-INFANTIL.pdf>. Acesso em 09 nov. 2021.
BORGES, Fabrícia Teixeira; MOZZER, Geisa Nunes de Souza. A criatividade infantil na perspectiva de lev vigotski. Revista Inter Ação, v. 33, n. 2, p. 297316, 2008. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5269>. Acesso em: 9 nov. 2021.
BRITO, Larissa Elizabeth Barros. DA ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi. Literatura na Educação Infantil: modos de trabalho com textos e possibilidades do desenvolvimento da capacidade criativa. Revista:Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.34, n.68, p. 45-64. 2016. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/532>. Acesso em 10 nov. 2021.
DALVI, Maria Amélia. Criatividade na BNCC e em pesquisas atinentes à educação literária: indagações e desvelamentos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo. v. 15, n. 2, p. 283-300, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5335/rdes. v15i2.9900>. Acesso em 09 nov. 2021.
MOZZER, Geisa Nunes de Souza. A criatividade infantil na atividade de contar histórias: uma perspectiva histórico-cultural da subjetividade. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, P. 1-213, 2008. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/1675>. Acesso em: 10 nov. 2021.
OLIVEIRA, Daiany. O processo de ensino-aprendizagem na educação Infantil. In: SANTOS, Jaqueline. O contexto histórico da educação infantil. Fortaleza, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA | Artigo acadêmico, 2018. Disponível em <http://osid.org.py/v1/wp-content/uploads/2017/12/Jaqueline-Silva-SantosArtigo-O-CONTEXTO-HISTÓRICO-DA-EDUCAÇÃO-INFANTIL.pdf>. Acesso em 09 nov. 2021.
RODRIGUES, Edvânia. Cultura, arte e contação de histórias. In: FERREIRA, Maria de Lourdes de Aguiar. As histórias orais e suas contribuições no processo educativo na memória de ex-professores da cidade de joão pinheiro, sertão do noroeste de minas gerais. Belo Horizonte. XII Encontro Regional sudeste de história oral. Alteridade nos tempos de (in) certeza: escutas sensíveis, 2017. Disponível em: <http://www.sudeste2017.historiaoral.org.br/resources/ anais/8/1508117617_ARQUIVO_HISTORIAORAL-UFMG-15-10.pdf>. Acessado em: 10 nov. 2021.
SANTOS, Jaqueline Silva. O contexto histórico da educação infantil. UNIVERSIDAD INTERAMERICANA | Artigo acadêmico, Fortaleza, 2018. Disponível em <http://osid.org.py/v1/wp-content/uploads/2017/12/JaquelineSilva-Santos-Artigo-O-CONTEXTO-HISTÓRICO-DA-EDUCAÇÃO-INFANTIL.pdf>. Acesso em 09 nov. 2021.
SCHARF, Rosetenair Feijá. A escola e a leitura: prática pedagógica da leitura e produção textual. Dissertação - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2000. Disponível em: <http://gephisnop.weebly.com/ uploads/2/3/9/6/23969914/a_escola_e_a_leitura.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021.
SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, Marília/SP, v. 2, n. 2, jun 2010. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/234>. Acesso em: 10 nov. 2021.
VYGOTSKY, Lev S. Imaginação e criação na infância. Trad. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. In DALVI, Maria Amélia. Criatividade na BNCC e em pesquisas atinentes à educação literária: indagações e desvelamentos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo. v. 15, n. 2, p. 283-300, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://dx.doi. org/10.5335/rdes.v15i2.9900>. Acesso em 09 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatiana dos Santos Belem, Wilma de Lara Bueno
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.