Contação de histórias na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento criativo

Autores

  • Tatiana dos Santos Belem Faculdade Unina
  • Wilma de Lara Bueno Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.168

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contação de história, Pensamento criativo

Resumo

O presente trabalho tem por intenção pesquisar como a contação de histórias na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, bem como nas experiências de ensino e realização de estágios, com observação de práticas da contação de história. Para este estudo buscaram-se textos e artigos dos seguintes autores: Mosser (2008); Rodrigues (2017); Oliveira (2018); Dalvi (2019), que tratam do tema e apresentam exemplos de pesquisa sobre o assunto e conceitos correspondentes, particularmente, o de criatividade e sua relação com a ato de contar histórias. O objetivo geral consiste em estudar como a contação de histórias pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo na Educação infantil. Os objetivos específicos foram: estudar obras de autores que tratam do tema; observar situações de contação em sala de aula na faixa etária referente ao período delimitado; estabelecer relações entre a contação de história e o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa revelou aspectos significativos para as propostas educacionais que defendem a contação de história e o desenvolvimento da criatividade.

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOS SANTOS BELEM, Tatiana; DE LARA BUENO, Wilma. Contação de histórias na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento criativo. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.168. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/168.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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