A importância da literatura infantil para a aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.166Palabras clave:
Literatura infantil, Aquisição da linguagem, Educação InfantilResumen
Tendo em vista que uma rotina de leitura é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, esta pesquisa versa sobre a importância da literatura infantil, a fim de responder à problemática: Qual a importância de se trabalhar a literatura na educação infantil para a aquisição da linguagem? Para tanto, definiuse como objetivo geral: estudar a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, e, como objetivos específicos: pesquisar sobre o conceito do que vem a ser literatura infantil; verificar o início da literatura infantil no Brasil; conhecer autores e autoras que defendem a importância da literatura infantil para a aquisição da linguagem oral e escrita. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter qualitativo, com ênfase na revisão de literatura, destacando-se autores como Zilberman (1993), Abramovich (1995), Câmara (2009) e May (2014). Concluiu-se, a partir do estudo, que a literatura infantil exerce um papel fundamental para estimular a aquisição da linguagem nas crianças que frequentam instituições de educação infantil.
Descargas
Referencias
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.
ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
BRANDT, A.L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias: uma proposta para integrar oralidade, leitura e escrita. Conjuctura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009. Acesso em 04 de nov. 2021.
BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003. CABRAL, A. C. F. C. Formação de Professores para a Educação Infantil: um estudo realizado em um Curso Normal Superior. Belo Horizonte, Editora, 2005. CÂMARA, M. T. A importância da leitura na alfabetização. 2009. 34 f. Monografia (Especialização em Língua e Literatura) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2009. Disponível em: http://www.bib.unesc.net/ biblioteca/sumario/00003D/00003D70. Acesso em: 05 nov. 2021.
CASTRO, E. F. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. Acara. UVA, 2005. COELHO, N. N. Literatura infantil: análise didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMBO, F. J. A literatura infantil como um importante instrumento no processo de apropriação da linguagem escrita pela criança. Marília: UNESP, 2008.
COSCARELLI, V. C. Tecnologia para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DIDONET, V. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. 18, n. 73. 2001. p. 11-28. EL FAR, A. A disseminação do livro popular nas últimas décadas do século XIX e a trajetória editorial de Pedro Quaresma, proprietário da Livraria do Povo. I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro, 2004.
GREGORIN FILHO, J. N. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – População. Educação. Censo Brasileiro de 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 202-. KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES NETO, S. Contos gauchescos & Lendas do Sul. Porto Alegre: L&PM, 2009. LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo. Ícone/Edusp, 1991.
MAY, G. P. et. al. A importância da literatura infantil na educação infantil. XXXVIII Semana Acadêmica da Pedagogia Educação e Cidadania 03 a 07 de novembro de 2014.
PASCHOAL, J. D. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 33, p. 78-95, mar.2009. ISSN: 1676-2584.
PEREIRA, K. H. Como usar artes visuais na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Graziele de Lima Souza Cruz, Wilma de Lara Bueno
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.