Circo na educação infantil: o papel da arte circense como método lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem

Autores/as

  • Letícia Schlichting Faculdade Unina
  • Materson Christofer Martins Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.125

Palabras clave:

Elementos circenses, Lúdico, Pedagogia, Circo

Resumen

Este trabalho tem como finalidade analisar a possibilidade da utilização da arte circense na Educação Infantil, pois percebemos que ela pode representar uma possibilidade de desenvolver atividades lúdicas e significativas para as crianças, transformando uma prática simples de aquisição de conhecimento em momentos prazerosos para as crianças. A intenção de usar tais métodos
em sala de aula não se limita apenas a aprender uma grade de conteúdos, e sim aprender sobre manifestações culturais, novas formas de desenvolver a mente e o corpo. Teremos como ponto de partida o seguinte questionamento: qual o papel da arte circense como método lúdico para o desenvolvimento e a aprendizagem? O objetivo geral do trabalho seria estudar a arte circense na Educação Infantil. Os nossos objetivos específicos são: descrever o papel da arte circense como método lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem; identificar elementos ou atividades circenses no contexto da Educação Infantil; especificar atividades circenses para desenvolvimento psicomotor da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa de obras que abordam experiências circenses em sala de aula.

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Biografía del autor/a

  • Letícia Schlichting, Faculdade Unina

    Licenciada em Pedagogia – Faculdade Unina

  • Materson Christofer Martins, Faculdade Unina

    Mestrando em Educação – Universidad Europea del Atlántico. Professor do Ensino Superior

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Publicado

2022-05-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SCHLICHTING, Letícia; CHRISTOFER MARTINS, Materson. Circo na educação infantil: o papel da arte circense como método lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i1.125. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/125.. Acesso em: 22 dec. 2024.