A literatura infantil para surdos por meio da libras
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.87Keywords:
Literatura infantil, Literatura Surda, Pedagogia Surda, Educação bilíngue para surdosAbstract
O objetivo deste trabalho é investigar o papel da literatura para crianças surdas na Educação Infantil. A partir das reflexões realizadas no Trabalho de Conclusão de Curso (BARBOSA, 2020), questiona-se qual é o papel e os benefícios da literatura para um povo e, especificamente, para uma população linguisticamente minoritária (no caso, a comunidade surda usuária de Libras). A metodologia empregada foi a revisão de textos acadêmicos sobre as temáticas de literatura, literatura infantil e literatura surda. Entende-se a literatura não como um item acessório, superficial, mas como um direito cultural de uma população (CANDIDO, 2011) e das crianças (MACHADO, 2002; CADEMARTORI, 2010). Quanto a modelos educacionais, analisamos a problematização das abordagens ditas bilíngues apresentadas em Perlin e Strobel (2008). Essas autoras propõem uma educação surda que dê protagonismo à surdez como diferença cultural, opondo-se a práticas oralistas ou bilinguistas superficiais. A partir de uma pedagogia surda orientada culturalmente, a literatura surda para crianças (adaptada ou autoral) é vista como elemento essencial da educação bilíngue/bicultural (LADD, 2013; MACEDO, 2012; ROSA, 2011, entre outros). Conclui-se que a pedagogia surda é um modelo que valoriza a cultura surda, sem constranger o indivíduo surdo a uma adesão à cultura majoritária ouvinte, e que se deveria explorar a literatura surda como um recurso pedagógico para o potencial da criança. A literatura, como um direito cultural das crianças surdas, precisa estar disponível em todos os espaços, especialmente nas escolas.
Downloads
References
BRASIL. Presidência da República. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 24/06/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 22/05/2021.
CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura Infantil. Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense. Tatuapé (SP), 2010.
CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 5. ed. Ouro Sobre Azul. Rio de Janeiro, 2011.
KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Florianópolis (SC), 2008. Disponível em file:///C:/Users/Acer/Downloads/Literatura_Surda_Texto-Base.pdf. Acesso no dia 20/11/ 2020.
LADD, Paddy. Em Busca da Surdidade. Surd’Universo. Livraria Especializada Lda. [email protected], 2013.
MACÊDO, Michelle Araújo. A Literatura Infantil para crianças surdas. Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF, 2012. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0BwIlJRnCJi0hOVZsaWlrN3VoaFk/view. Acesso em 24/06/2020.
MACHADO, ANA MARIA. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), 2008. Disponível em http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetras-Libras/eixoFormacaoEspecif ica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf. Acesso em 14/07/2020
ROSA, Fabiano Souto. Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas – Faculdade de
Educação. Pelotas (RS), 2011. Disponível em http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1699/1/Fabiano_Souto_Rosa_Dissertacao.pdf. Acesso em 05/10/2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida da Silva Barbosa, Prof. Ms.Marília Costa Pessanha Lara
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.