A literatura infantil para surdos por meio da libras

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Barbosa Faculdade Unina
  • Marília Costa Pessanha Lara Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i2.87

Palavras-chave:

Literatura infantil, Literatura Surda, Pedagogia Surda, Educação bilíngue para surdos

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o papel da literatura para crianças surdas na Educação Infantil. A partir das reflexões realizadas no Trabalho de Conclusão de Curso (BARBOSA, 2020), questiona-se qual é o papel e os benefícios da literatura para um povo e, especificamente, para uma população linguisticamente minoritária (no caso, a comunidade surda usuária de Libras). A metodologia empregada foi a revisão de textos acadêmicos sobre as temáticas de literatura, literatura infantil e literatura surda. Entende-se a literatura não como um item acessório, superficial, mas como um direito cultural de uma população (CANDIDO, 2011) e das crianças (MACHADO, 2002; CADEMARTORI, 2010). Quanto a modelos educacionais, analisamos a problematização das abordagens ditas bilíngues apresentadas em Perlin e Strobel (2008). Essas autoras propõem uma educação surda que dê protagonismo à surdez como diferença cultural, opondo-se a práticas oralistas ou bilinguistas superficiais. A partir de uma pedagogia surda orientada culturalmente, a literatura surda para crianças (adaptada ou autoral) é vista como elemento essencial da educação bilíngue/bicultural (LADD, 2013; MACEDO, 2012; ROSA, 2011, entre outros). Conclui-se que a pedagogia surda é um modelo que valoriza a cultura surda, sem constranger o indivíduo surdo a uma adesão à cultura majoritária ouvinte, e que se deveria explorar a literatura surda como um recurso pedagógico para o potencial da criança. A literatura, como um direito cultural das crianças surdas, precisa estar disponível em todos os espaços, especialmente nas escolas.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida da Silva Barbosa, Faculdade Unina

    Licenciada em Letras Libras-Português.

  • Marília Costa Pessanha Lara, Faculdade Unina

    Mestre em Letras (Linguística) .

Referências

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Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA BARBOSA, Maria Aparecida; COSTA PESSANHA LARA, Marília. A literatura infantil para surdos por meio da libras. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i2.87. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/87.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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