Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná

Authors

  • Nadir Teixeira Junior Faculdade Unina
  • Luciene Yuri Fujii Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.128

Keywords:

Educação matemática, Tecnologias educacionais, Ressocialização, Sistema prisional

Abstract

O presente artigo pretende analisar a formação escolar nos centros socioeducativos, em particular na área de matemática, principalmente em relação à utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs –, entre os adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. O objetivo é refletir e evidenciar a real necessidade de capacitação técnica e profissionalizante dos adolescentes privados de liberdade com intuito de facilitar sua recolocação social e profissional. A ideia é trabalhar alguns conceitos e aplicações práticas na disciplina de matemática por meio do uso de algumas tecnologias voltadas para a educação com o intuito de facilitar o processo do ensino-aprendizagem na formação escolar e capacitação profissional desses adolescentes. Considero que a aprendizagem de conceitos por meio de ferramentas tecnológicas matemáticas inclusas nas medidas socioeducativas tem um papel muito importante na vida profissional desses jovens e adolescentes, pois irá contribuir no processo de ressocialização.

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Author Biographies

  • Nadir Teixeira Junior, Faculdade Unina

    Faculdade Unina, Pós-graduado em Alfabetização Matemática

  • Luciene Yuri Fujii, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade Unina, Orientadora do TCC

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Published

2022-05-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

TEIXEIRA JUNIOR, Nadir; YURI FUJII, Luciene. Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i1.128. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/128.. Acesso em: 22 dec. 2024.