Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná

Autores

  • Nadir Teixeira Junior Faculdade Unina
  • Luciene Yuri Fujii Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.128

Palavras-chave:

Educação matemática, Tecnologias educacionais, Ressocialização, Sistema prisional

Resumo

O presente artigo pretende analisar a formação escolar nos centros socioeducativos, em particular na área de matemática, principalmente em relação à utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs –, entre os adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. O objetivo é refletir e evidenciar a real necessidade de capacitação técnica e profissionalizante dos adolescentes privados de liberdade com intuito de facilitar sua recolocação social e profissional. A ideia é trabalhar alguns conceitos e aplicações práticas na disciplina de matemática por meio do uso de algumas tecnologias voltadas para a educação com o intuito de facilitar o processo do ensino-aprendizagem na formação escolar e capacitação profissional desses adolescentes. Considero que a aprendizagem de conceitos por meio de ferramentas tecnológicas matemáticas inclusas nas medidas socioeducativas tem um papel muito importante na vida profissional desses jovens e adolescentes, pois irá contribuir no processo de ressocialização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nadir Teixeira Junior, Faculdade Unina

    Faculdade Unina, Pós-graduado em Alfabetização Matemática

  • Luciene Yuri Fujii, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade Unina, Orientadora do TCC

Referências

FREIRE, P. Ação Cultural Para a Liberdade e outros escritos. 14ª ed. Revista Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

ARANTES. Esther Maria de Magalhães. Rostos de crianças no Brasil. In: RIZZINI, Irene. PILOTTI, Francisco. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2ª Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 1979.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 3.ed. 2007

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

GONÇALVES, S. Primeiros passos para modelagem matemática na ecologia: ferramenta para estudo da educação ambiental. 2007.

PAQUES, O. T. W. et al. Exploração e análise de softwares educacionais de domínio público no ensino de matemática. I Bienal da SBM. Campinas: Laboratório de Ensino de Matemática, 2002.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, Nadir; YURI FUJII, Luciene. Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i1.128. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/128.. Acesso em: 22 dez. 2024.