Panorama do uso das tecnologias na alfabetização matemática para adolescentes privados de liberdade no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v2i1.128Palavras-chave:
Educação matemática, Tecnologias educacionais, Ressocialização, Sistema prisionalResumo
O presente artigo pretende analisar a formação escolar nos centros socioeducativos, em particular na área de matemática, principalmente em relação à utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs –, entre os adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. O objetivo é refletir e evidenciar a real necessidade de capacitação técnica e profissionalizante dos adolescentes privados de liberdade com intuito de facilitar sua recolocação social e profissional. A ideia é trabalhar alguns conceitos e aplicações práticas na disciplina de matemática por meio do uso de algumas tecnologias voltadas para a educação com o intuito de facilitar o processo do ensino-aprendizagem na formação escolar e capacitação profissional desses adolescentes. Considero que a aprendizagem de conceitos por meio de ferramentas tecnológicas matemáticas inclusas nas medidas socioeducativas tem um papel muito importante na vida profissional desses jovens e adolescentes, pois irá contribuir no processo de ressocialização.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Ação Cultural Para a Liberdade e outros escritos. 14ª ed. Revista Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
ARANTES. Esther Maria de Magalhães. Rostos de crianças no Brasil. In: RIZZINI, Irene. PILOTTI, Francisco. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2ª Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 1979.
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 3.ed. 2007
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
GONÇALVES, S. Primeiros passos para modelagem matemática na ecologia: ferramenta para estudo da educação ambiental. 2007.
PAQUES, O. T. W. et al. Exploração e análise de softwares educacionais de domínio público no ensino de matemática. I Bienal da SBM. Campinas: Laboratório de Ensino de Matemática, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nadir Teixeira Junior, Luciene Yuri Fujii
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.