Aprendizagem matemática na perspectiva da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.22

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática, Educação Inclusiva, Intervenções Pedagógicas

Resumo

Este artigo busca refletir sobre como os processos de intervenções pedagógicas podem auxiliar a aprendizagem matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Em 2018, na tese de doutorado, analisamos as intervenções pedagógicas realizadas no Atendimento Educacional Especializado e na sala de aula regular, abrangendo quatro alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Gravataí/RS. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as intervenções pedagógicas na área da Matemática se constituem como um processo de ensino e aprendizagem contínuo e complexo que envolve múltiplos fatores e agentes de intervenção.

Palavras-chave: Aprendizagem Matemática. Educação Inclusiva. Intervenções Pedagógicas.

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Biografia do Autor

  • Camila da Silva Nunes, Prefeitura Municpal de Canoas/Faculdade Unina

    Licenciada em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório (2017). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2018). Atualmente é Gestora Comercial da Faculdade Unina na unidade de Gravataí/RS e Professora da Educação Básica (Educação Infantil) na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Tem experiência como Supervisora Escolar, Professora de Física, Matemática e Educação Infantil. Principais áreas de atuação: Educação Inclusiva, Educação Matemática, Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

  • Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil

    Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Principais interesses de pesquisa envolvem: Informática na Educação, Educação a Distância, Formação continuada de professores, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas e inclusão digital. Atuou como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (2001-2012). Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

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Publicado

2021-05-06

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

DA SILVA NUNES, Camila; GELLER, Marlise. Aprendizagem matemática na perspectiva da educação inclusiva. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.51399/reunina.v2i2.22. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/22.. Acesso em: 28 nov. 2024.