Os Recursos Pedagógicos utilizados para o ensino de história numa perspectiva transdisciplinar

Autores

  • Denize Kaminski FACSUL - Faculdade de Campina Grande do Sull-PR Autor
  • Débora Rodrigues Ramos Autor
  • Tiago Trevisan Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.156

Palavras-chave:

História; Recursos Pedagógicos; Transdisciplinaridade.

Resumo

Neste artigo defende-se que a disciplina de História tem grande potencial para assumir um compromisso de formação crítica do cidadão, pois sua essência é educativa, formativa, emancipadora e libertadora, haja vista que esse componente curricular pode fomentar o desenvolvimento da consciência histórica dos homens, a construção de identidades, a explicação do vivido, da ação social e da práxis individual e coletiva, instrumentalizando os sujeitos para o questionamento da realidade, a identificação de problemas sociais e a descoberta soluções. Assim sendo, pautando-se no potencial crítico e emancipador desta disciplina para a formação do educando e para a construção de sua cidadania, a partir do estudo e da reflexão acerca da ação dos homens na sociedade ao longo do tempo, o presente trabalho busca expor a potencialidade presente na utilização dos seguintes recursos pedagógicos: jogos, literatura cinema, imagens, patrimônio cultural e museus, música e livro didático, numa abordagem transdisciplinar, enquanto facilitadores de aprendizagens significativas, favorecendo o diálogo com diferentes áreas do saber, superando a tradicional fragmentação disciplinar, estimulando uma compreensão integral dos saberes históricos, contribuindo para que o aluno perceba-se como sujeito ativo na construção da própria História

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANTUNES, C. História e Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

BERUTTI, F.; MARQUES, A. Ensinar e aprender história. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL, Constituição Federal de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em 12 jan. 2019.

_______ Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm&gt> Acesso em 12 jan. 2019.

CREA- SP. Patrimônio histórico: como e por que preservar? Bauru: Canal 6, 2008.

FLORES, J. F.; ROCHA FILHO, J. B. da. Transdisciplinaridade e Educação. RevistAleph, n. 26, ago. 2016, p. 110-122.

FONSECA, S.G. Cinema e Ensino de História. Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 45, n.1, jan./jun. 2009, p. 150-157.

_________ Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2006.

HIPOLIDE, M. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental – metodologia e conceitos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

IONTA, M. Vamos brincar de História? Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/vamos-brincar-de-historia&gt> Acesso em: 13 abr. 2015.

NEMI, A. MARTINS, J.C. ESCANHUELA, D.L. Ensino de História e Experiências. São Paulo: Edição FTD, 2009.

NEVES, A. M. B. Interações: raízes históricas brasileiras. São Paulo: Blucher, 2012.

NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PILETTI, N. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997, 7ª edição.

PIMENTA, S. G. Orientador Educacional ou Pedagogo. Revista da ANDE. São Paulo, n.9, 1985, p.29- 37.

SILVA, M. PORTO, A. Nas trilhas do Ensino de História: teoria e prática. Belo Horizonte: Rona, 2012.

ZUCCHI, B. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. São Paulo: Edições SM, 2012.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

KAMINSKI, Denize; RODRIGUES RAMOS, Débora; TREVISAN, Tiago. Os Recursos Pedagógicos utilizados para o ensino de história numa perspectiva transdisciplinar . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i2.156. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/156.. Acesso em: 24 nov. 2024.