Os Recursos Pedagógicos utilizados para o ensino de história numa perspectiva transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.156Keywords:
História; Recursos Pedagógicos; Transdisciplinaridade.Abstract
Neste artigo defende-se que a disciplina de História tem grande potencial para assumir um compromisso de formação crítica do cidadão, pois sua essência é educativa, formativa, emancipadora e libertadora, haja vista que esse componente curricular pode fomentar o desenvolvimento da consciência histórica dos homens, a construção de identidades, a explicação do vivido, da ação social e da práxis individual e coletiva, instrumentalizando os sujeitos para o questionamento da realidade, a identificação de problemas sociais e a descoberta soluções. Assim sendo, pautando-se no potencial crítico e emancipador desta disciplina para a formação do educando e para a construção de sua cidadania, a partir do estudo e da reflexão acerca da ação dos homens na sociedade ao longo do tempo, o presente trabalho busca expor a potencialidade presente na utilização dos seguintes recursos pedagógicos: jogos, literatura cinema, imagens, patrimônio cultural e museus, música e livro didático, numa abordagem transdisciplinar, enquanto facilitadores de aprendizagens significativas, favorecendo o diálogo com diferentes áreas do saber, superando a tradicional fragmentação disciplinar, estimulando uma compreensão integral dos saberes históricos, contribuindo para que o aluno perceba-se como sujeito ativo na construção da própria História
Downloads
References
ANTUNES, C. História e Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
BERUTTI, F.; MARQUES, A. Ensinar e aprender história. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL, Constituição Federal de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em 12 jan. 2019.
_______ Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>> Acesso em 12 jan. 2019.
CREA- SP. Patrimônio histórico: como e por que preservar? Bauru: Canal 6, 2008.
FLORES, J. F.; ROCHA FILHO, J. B. da. Transdisciplinaridade e Educação. RevistAleph, n. 26, ago. 2016, p. 110-122.
FONSECA, S.G. Cinema e Ensino de História. Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 45, n.1, jan./jun. 2009, p. 150-157.
_________ Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2006.
HIPOLIDE, M. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental – metodologia e conceitos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
IONTA, M. Vamos brincar de História? Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/vamos-brincar-de-historia>> Acesso em: 13 abr. 2015.
NEMI, A. MARTINS, J.C. ESCANHUELA, D.L. Ensino de História e Experiências. São Paulo: Edição FTD, 2009.
NEVES, A. M. B. Interações: raízes históricas brasileiras. São Paulo: Blucher, 2012.
NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
PILETTI, N. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997, 7ª edição.
PIMENTA, S. G. Orientador Educacional ou Pedagogo. Revista da ANDE. São Paulo, n.9, 1985, p.29- 37.
SILVA, M. PORTO, A. Nas trilhas do Ensino de História: teoria e prática. Belo Horizonte: Rona, 2012.
ZUCCHI, B. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. São Paulo: Edições SM, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.