A representação do personagem negro na literatura infantojuvenil e a sua influência na construção da subjetividade do aluno negro

Autores/as

  • Viviane Mariana Rodrigues Pimenta Faculdade Unina
  • Sonia Maria Packer Hubler Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.167

Palabras clave:

Literatura Infantojuvenil, Personagens negros, Subjetividade

Resumen

A escola exerce papel fundamental na formação da imaginação e no desenvolver da subjetividade do aluno, pois oportuniza, de forma significativa, o contato com diferenças e semelhanças por meio da comunidade escolar. Os livros literários também são uma forma de identificação da criança, através dos seus personagens e ilustrações, e o modo como são apresentados em sala poderá contribuir de forma significativa - positiva ou negativamente - para a formação subjetiva do indivíduo. Este artigo, de cunho bibliográfico, teve como objetivo entender como personagens negros aparecem na literatura infantojuvenil e se há influência dessas características e posições na construção da subjetividade do aluno negro. Finalizando a pesquisa, apresentam-se evidências de que livros de literatura nos quais personagens negros são representados de forma negativa e desigual podem influenciar na construção da subjetividade do aluno. A escola e o professor são fundamentais na escolha de livros cujos personagens negros sejam representados e posicionados de forma positiva, levando em conta suas características, história e ancestralidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AITA, Elis Bertozzi; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Subjetividade: uma análise pautada na Psicologia histórico-cultural. Psicologia em revista, v. 17, n. 1, p. 32-47, 2011. Disponível em: https://biblat.unam.mx/es/revista/psicologia-emrevista/articulo/subjetividade-uma-analise-pautada-na-psicologia-historicocultural Acesso em: 31 out. 2021

CASTILHO, Suely Dulce de. A representação do negro na literatura brasileira: novas perspectivas. Olhar de professor, v. 7, n. 1, 2004. Disponível em: < https:// revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/684>. Acesso em: 28 jul. 2021

DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea, v. 31, p. 87-110, 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/ index. php/estudos/article/viewFile/2021/1594>. Acesso em: 06 set. 2021

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, p. 2132, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/dQZLxXCsTNbWg8JNGRcV9pN/?lang=pt . Acesso em: 23 out. 2021 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167711682011000100005pt Acesso em: 01 nov. 2021 DE JESUS OLIVEIRA, Maria Anória. Literatura Afro-Brasileira Infanto-Juvenil: enredando inovação em face à tessitura dos personagens negros. Anais, p. 1-9, 2008. Disponível em:https://wwwhttps://abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/ pdf/024/MARIA_OLIVEIRA.pdf . Acesso em: 19 set. 2021

ROCHA, Pedro Albeirice da; LOPES, Robson Vila Nova. Literatura infantojuvenil: história e relações com a pedagogia. 2016. Disponível em: http://atuaria.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/428/2018/08/pedro_ alberice_e_robson_lopes_especial.pdf Acesso em: 25 out. 2021

ROSSETTO, Elisabeth; BRABO, Gabriela. A constituição do sujeito e a subjetividade a partir de Vygotsky: algumas reflexões. Travessias, v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/ view/3238 Acesso em: 28 out. 2021

SANTOS PESSOA, Patricia dos. A subjetividade a partir de Vygotsky: uma aproximação com a linguagem. In: VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional em Psicología XXII Jornadas de Investigación XI Encuentro de Investigadores em Psicologíadel MERCOSUR. Facultad de PsicologíaUniversidad de Buenos Aires, 2015. Disponível em: https://www.aacademica. org/000-015/434 Acesso em: 28 out. 2021

SILVA, Flávia Gonçalves da. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 28, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp. br/psicoeduca/article/view/43108 Acesso em: 31 out. 2021

VYGOTSKI L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2022-11-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RODRIGUES PIMENTA, Viviane Mariana; PACKER HUBLER, Sonia Maria. A representação do personagem negro na literatura infantojuvenil e a sua influência na construção da subjetividade do aluno negro. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.167. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/167.. Acesso em: 22 dec. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a