Doenças laborais em professores

Autores

  • Brenda Moreira Fiel Faculdade Unina
  • Santina Célia Bordini Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.42

Palavras-chave:

Profissão docente, Doenças ocupacionais, Políticas públicas, Saúde do professor

Resumo

Este artigo objetiva problematizar as doenças ocupacionais como parte do cotidiano da profissão docente. A intenção é associar as condições de trabalho e a valorização salarial e social aos altos índices de adoecimento do professor no Brasil. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a partir de autores como Ruotti, Alves e Cubas (2007), Carlotto (2011), Cericato (2016), Pinheiro e Scheid (2017), Nóvoa (2019), entre outros, e também dados fornecidos por instituições como Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS, 2019), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2014), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE, 2019) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP, 2018). Pode-se concluir que as doenças ocupacionais em professores não são enfermidades isoladas, mas um efeito colateral do sistema educacional. Assim, deve-se chamar a atenção para a implementação de políticas públicas que auxiliem na desnaturalização do sofrimento do professor e que haja conscientização do problema por parte de todos exigindo a criação de leis que amparem o trabalhador da educação no exercício de sua profissão.

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Biografia do Autor

  • Brenda Moreira Fiel, Faculdade Unina

    Faculdade UNINA – Licenciada em Pedagogia

  • Santina Célia Bordini, Faculdade Unina

    Professora da Faculdade Unina. Mestre em Educação.

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Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA FIEL, Brenda; CÉLIA BORDINI, Santina. Doenças laborais em professores. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 83, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i1.42. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/42.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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