Relação entre pobreza e evasão escolar: um aporte teórico

Autores

  • Sandra da Rosa Faculdade UNINA
  • Marcus Quintanilha da Silva Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v1i1.35

Palavras-chave:

Pobreza, Evasão Escolar, Educação

Resumo

Este artigo tem a finalidade de desenvolver uma reflexão sobre a relação entre pobreza e evasão escolar, particularizando o caso dos jovens estudantes de Ensino Médio. Baseada em uma revisão de literatura, a discussão proposta abordou a escassez de oportunidades educacionais a partir da pobreza, extrema pobreza e desigualdade social, o que faz com que, particularmente, a juventude brasileira não frequente a escola adequadamente, resultando em um cenário de evasão escolar, principalmente no Ensino Médio. Os resultados desta pesquisa revelaram que há necessidades de melhorias na educação como um todo, desde o acesso, à permanência e à qualidade, mas que esta só será efetivada quando houver um enfrentamento real da desigualdade social, que tantas vezes é traduzida nas condições de pobreza. A escola é uma das principais ferramentas de inclusão e redução das desigualdades sociais, mas não se resolve o problema estrutural da pobreza somente com políticas educacionais, necessitando-se de políticas sociais que a auxiliem na sua função afim.

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Biografia do Autor

  • Sandra da Rosa, Faculdade UNINA

    Graduada em Pedagogia na faculdade Unina

  • Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade Unina

    Professor do Magistério Superior – Faculdade Unina

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Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA ROSA, Sandra; QUINTANILHA DA SILVA, Marcus. Relação entre pobreza e evasão escolar: um aporte teórico. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 01, 2021. DOI: 10.51399/cau.v1i1.35. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/35.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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