O processo de humanização na gestão escolar democrática em uma escola de buritis – RO
Palavras-chave:
gestão, administração, ciência socialDownloads
Referências
ARAÚJO, M. C. M. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www.stf.jus. br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.
BRASIL. Conselhos Escolares: gestão democrática da educação e escolha do diretor. In: Programa nacional do fortalecimento dos conselhos escolares. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.
CASTIGLIONI, V. L. B. Edição especial: Desafios da Gestão Escolar. In: Salto para o Futuro. Ano XXI. Boletim 17, Nov./ 2011.
LÜCKESI, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
PARO, V. H. Por dentro da escola pública. 3ª ed. São Paulo; Xama, 2000.
SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Gestão democrática: um desafio frente aos conflitos da realidade escolar. Londrina. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1857-6.pdf Acesso em: 13 out. 2022.
SILVA, E. P. A importância do gestor educacional na instituição escolar. In: Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.2, jul./dez. 2009. Regimento Interno da E.E.E.F.M. Buriti. CRE – Seduc – RO. Buritis-RO. 2016. 38 p.
Projeto Político Pedagógico da E.E.E.F.M. Buriti. CRE – Seduc – RO. Buritis – RO. 2016. 116 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula de Oliveira Silva, Joel Bombardelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.