Laboratórios de Escreler: autorias e autonomias de sentir

Autores

  • Eliane Martins Quadrelli Justi

DOI:

https://doi.org/10.51399/

Palavras-chave:

Autoria e Autonomia, Laboratórios de Escrita, Ler e Escrever

Resumo

Escreler nasce no berço da Educação de Aproximação de Distâncias sem fronteiras... Sem distâncias inalcançáveis na alta complexidade humana. Ariadne, citada na filosofia, ciência e mitos da espiritualidade, vincula o símbolo do labirinto à imagem de um fio que guia o Homem na sua jornada interior, ajudando-o a se desenredar do caminho labiríntico que percorre em busca do autoconhecimento. É exatamente no desenrolar o caminho labiríntico em direção ao autoconhecimento que justificamos rumar autorias e autonomias para escreler. Este, em seu neologismo técnico e humano, nasce entre ler e escrever, sentir e narrar, pensar e performar, cocriar e socializar por meio de falas objetivas e subjetivas. Alícia Fernandez (2001, p. 56) sugere que “o ‘entre’ construído entre si mesmo é um espaço de produção de diferenças”. Entre o aprender, ensinamos, e entre o ensinar, aprendemos – atraVersados – por conhecimentos e emoções que nos significam parte e não à parte do nosso próprio inteiro. Assim, nessa experiência, apresentamos uma parte dos Laboratórios de Escreler - autonomias e autorias de SENTIR, vivenciado online, em maio de 2022, com os estudantes do curso de Pedagogia. Os Laboratórios de Escreler em seu conjunto (SENTIR, NARRAR, PENSAR E PERFORMAR), têm por objetivo geral: Desenlear entre as relações de aprender as inteligências técnicas e humanas para Ler e Escrever, Sentir e Narrar, Pensar e Performar, Cocriar e Socializar, integrando-as de forma objetiva e subjetiva às Autorias e Autonomias Próprias e do Outro. No presente estudo, será apresentada exclusivamente a vivência do Laboratório de Sentir, que tem por objetivo específico: Escolher uma personalidade, sentindo o seu toque no Universo sensível habitado por você, observando conteúdos de aprendizagem técnicos e humanos, Próprios e do Outro. A metodologia compõe-se de quatro encontros dialogados online, teóricos e práticos, e publicação dos resultados na rede social do Instagram: @laboratoriodeescreler.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEIXO, Ricardo. Sonhei como o anjo da guarda o resto da noite. Memórias. São Paulo: Todavia, 2022.

BRITTO. Tereza. T. Júlia na Janela: Monólogo em um ato. Edição da autora. Curitiba, 2014.

CANDIDO, Andréia R. BELOS CAMINHOS. Rolante, RS. maio/2022. Instagram @laboratpriosdeescreler: Disponível em: https://www.instagram.com/p/ CeQ63MauOZ_/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==. Acesso em: 13 mai. 2023.

FERNANDEZ; A. A inteligência Aprisionada. Trad. Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FERNANDEZ, Alicia. Os Idiomas do Aprendente. Artmed: Porto Alegre, 2001. GARCIA, Joe; PAGANO, Andrea; JUNQUEIRA FILHO, A. Gabriel. Educação Infantil em Reggio Emilia – Reflexões para Compor um Diálogo. Curitiba. Editora UTP, Coopselios, 2017.

HOTZ, Angelita F.O. WILL. Cascavel, PR. maio/2022. Instagram @ laboratórios de escreler: Disponível em: https://www.instagram.com/p/ CeRItUkumXK/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==. Acesso em: 13 mai. 2023.

INFOESCOLA. Navegando e Aprendendo. Ariadne. Mitologia Grega. Artigo escrito por: Ana Lucia Santana. Disponível em: https://www.infoescola.com/ mitologia/ariadne/. Acesso em: 06 mai. 2022.

MARON, MAC-CORMICK, Willian. Fragmentos de um Sujeito. Articulações e diálogos sentre a poesia e a psicanálise. Patuá. São Paulo, 2023.

MOSCALEWSKI, Manoel Anisio M. - Júlia da Costa. Studio Arte. Curitiba, 2014. CD.

SILVA, Josiane. VIDAS CRUZADAS. Riozinho, RS. Maio/2022. Instagram @ laboratoriosdeescreler: Disponível em: https://www.instagram.com/p/ CePLsCxu20Q/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==. Acesso em: 13 mai. 2023.

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JUSTI, Eliane Martins Quadrelli. Laboratórios de Escreler: autorias e autonomias de sentir. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. DOI: 10.51399/. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/238.. Acesso em: 30 dez. 2024.