Dificuldades na comunicação entre o professor de educação física e o aluno surdo: uma proposta de intervenção com o componente curricular dança

Autores

  • Catarina Drula Camparim Neta

Palavras-chave:

Surdez, Educação Física Escolar, Dança

Resumo

A pessoa é considerada surda quando não possui uma audição funcional para o seu dia a dia. É uma situação diferente da deficiência auditiva parcial, que ocorre quando a pessoa possui dificuldades na audição, mas ainda consegue utilizá-la com ou sem prótese auditiva. Os indivíduos surdos, além de uma questão física em comum, têm também questões sociais, modos de viver e de compreender o mundo que possui similiaridades com outros surdos. Nesse sentido definimos a comunidade surda, que é composta pelos surdos e pessoas que partilham dessas similaridades. Os surdos possuem uma língua de sinais oficial no Brasil: a LIBRAS. Apesar de todas as conquistas da comunidade surda para a sua inclusão na sociedade ainda percebem-se entraves, inclusive no ambiente escolar. Esse trabalho busca propor uma intervenção do componente curricular dança para alunos surdos, visando a efetiva inclusão desses indivíduos nas aulas de Educação Física.

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Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPARIM NETA, Catarina Drula. Dificuldades na comunicação entre o professor de educação física e o aluno surdo: uma proposta de intervenção com o componente curricular dança. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/237.. Acesso em: 30 dez. 2024.