O uso dos jogos de tabuleiro para a alfabetização no ensino fundamental I – segundo ano
DOI:
https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.191Palavras-chave:
Jogos de tabuleiro, Alfabetização, Aprendizagem ativa, Recurso pedagógicoResumo
Este estudo abordou o uso de jogos de tabuleiro como recurso pedagógico para auxiliar no processo de alfabetização no segundo ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender os benefícios e as possibilidades oferecidas pelos jogos de tabuleiro no contexto educacional, especificamente na alfabetização. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando entender a dinâmica das relações sociais no ambiente educacional. A fundamentação teórica foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), de 1998, que apontam para a importância do jogo no processo de construção do conhecimento. Além disso, foram considerados autores como Gerhardt e Silveira (2009), que destacam a relevância da pesquisa qualitativa e da compreensão das relações sociais, e Paulo Freire (2002), que ressalta a valia de criar possibilidades para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Os resultados mostraram um aumento na disposição e no interesse das crianças em relação à aprendizagem da leitura e da escrita quando os jogos de tabuleiro foram utilizados. Esse recurso pedagógico contribuiu para o progresso dos alunos, promovendo uma abordagem que estimula a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o papel do professor é fundamental na criação de possibilidades de aprendizado, utilizando o jogo como um mecanismo eficaz nesse processo. O uso desses jogos como recurso pedagógico pode promover um ensino mais engajador, favorecendo a construção do conhecimento e contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Sealf/Secretaria de Alfabetização. Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/informações Acesso em: 10/06/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria de Aprendizagem. São Paulo: Bloch Editores 1976.
DOHME, Vania. Atividades Lúdicas na Educação. São Paulo: Vozes 2005.
FEIJÓ, O. G. O Corpo e Movimento. Rio Janeiro: Shape 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GERHARDT, T. A.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, editora da UFRGS, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiza Leticia Carvalho de Lara, Sandra Mara de Lara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.