A descoberta da surdez de recém-nascidos: algumas orientações às mães

Autores

  • Sandra Mara Alves Siqueira
  • Sonia Maria Packer Hubler

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v3i1.189

Palavras-chave:

Bebês surdos, Mães, Orientações, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo visa investigar as dificuldades enfrentadas por mães de bebês surdos, desde o momento do teste da orelhinha, na maternidade, e quais são os encaminhamentos e orientações dos órgãos responsáveis do Sistema Único de Saúde (SUS), até a chegada da criança à Educação Infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, é realizada por meio de revisão bibliográfica e caracteriza as duas abordagens sobre a surdez ao longo da história - a clínico-terapêutica e a socioantropológica -, apontando a melhor opção para o ensino da criança surda. O estudo evidenciou a importância de as mães de bebês surdos receberem, o quanto antes possível, informações sobre o teste de surdez BERA, bem como orientações sobre as fases do desenvolvimento infantil e sobre a importância de frequentarem precocemente escolas bilíngues de surdos. Nessas escolas, terão contato com seus pares e poderão adquirir a Libras de base linguística forte, o que facilitará, posteriormente, a aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita, condição importante para o êxito escolar e o exercício pleno da cidadania.

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARA ALVES SIQUEIRA, Sandra; MARIA PACKER HUBLER, Sonia. A descoberta da surdez de recém-nascidos: algumas orientações às mães. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023. DOI: 10.51399/cau.v3i1.189. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/189.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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