A alfabetização científica no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da experimentação

Autores

  • Stella Razoto da Silva Faculdade Unina
  • Santina Célia Bordini Faculdade Unina

DOI:

https://doi.org/10.51399/cau.v2i2.169

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Experimentação

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma revisão de literatura sobre Alfabetização Científica (AC), por meio da experimentação, no ensino de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A AC é importante para formar sujeitos críticos, considerando que a maioria da população faz uso de incontáveis produtos da ciência e da tecnologia e/ou convive com eles, mas pouco reflete sobre os processos envolvidos na sua produção. Dessa forma, esta pesquisa pretende problematizar como os conhecimentos científicos podem ser trabalhados na escola, no ensino de ciências, para oportunizar a AC dos estudantes. Sendo assim, a pergunta que norteia este trabalho de pesquisa é: como a experimentação nas aulas de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento da AC dos estudantes? Ao se trabalhar esse enfoque nos anos iniciais no ensino de ciências, busca-se que os estudantes passem a compreender o mundo e suas transformações ao longo do tempo, permitindo que eles se vejam como membros participativos no mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, Barcelona, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

BORGES, A. T. Novos Rumos Para o laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: editora Unijuí, 2000.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 22, pp. 89-100. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009>.

Epub 27 Nov 2006. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009. Acesso em: 02 jul. 2022.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. 1982. 227 f.

Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982. DELIZOICOV, D. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.

FREIRE, P. (2005). A importância do ato de ler – em três artigos que se completam, São Paulo: Cortez.

FREIRE, P. (1980). Educação como prática da liberdade, São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KRASILCHIK, M. Reforma e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, jan,/mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2022.

LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2000.

LORENZETTI, L. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais. Revista Virtual-Contestado e Educação, Caçador, v. 2, 2005.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001.

SANTOS SOUZA, A. L.; CHAPANI, D. T. Necessidades formativas dos professores que ensinam ciências nos anos iniciais. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 119-136, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/ view/823. Acesso em: 23 maio. 2022.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M.P. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59- 77.

SOARES, M., (1998). Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAZOTO DA SILVA, Stella; BORDINI, Santina Célia. A alfabetização científica no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da experimentação. Cadernos Acadêmicos Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/cau.v2i2.169. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau/article/view/169.. Acesso em: 22 dez. 2024.