Mediação de conflitos, inclusão social e linguagem jurídica: potencialidades e superações

Autores

  • Luís Henrique Bortolai Centro Universitário UniMetrocamp Autor
  • Fernanda Tartuce Faculdade Autônoma de Direito Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.73

Palavras-chave:

Mediação, Linguagem, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho objetiva, sob a perspectiva dos direitos humanos, destacar a relevante inclusão social que pode ser alcançada com a utilização de meios eficientes de acesso à justiça. Superar problemas ligados à comunicação é fundamental para a construção de respostas conjuntas pelas partes, sendo a mediação um mecanismo eficiente para facilitar o diálogo entre pessoas em conflito. A atuação do mediador favorece falas simplificadas e, com o uso da técnica de escuta ativa, contribui para o enfrentamento de problemas ligados à tradicional linguagem jurídica. A utilização de uma linguagem acessível a todos é característica da mediação e colabora para superar incompreensões técnicas, possibilitando a participação ativa de todos na resolução de disputas.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Tartuce, Faculdade Autônoma de Direito

    Doutora e Mestre em Direito Processual pela USP. Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado da FADISP. Professora e Coordenadora em cursos de especialização em Processo Civil na Escola Paulista de Direito (EPD). Advogada orientadora do Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto da USP. Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Mediadora

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Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

BORTOLAI, Luís Henrique; TARTUCE, Fernanda. Mediação de conflitos, inclusão social e linguagem jurídica: potencialidades e superações. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 2, n. 3, 2021. DOI: 10.51399/reunina.v2i3.73. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/73.. Acesso em: 24 nov. 2024.