“Chega de pegar papéis na ventania”

Caminhos para a formação de professores

Autores

  • Priscila de Sousa UFSC Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v4i1.194

Palavras-chave:

Formação de professores, Proposta Curricular, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O presente artigo apresenta uma possibilidade de reflexão a respeito das perspectivas da Educação Básica brasileira, no que tange à formação de professores e a construção de documentos norteadores do trabalho educativo, com base em uma experiência realizada em um município no litoral norte de Santa Catarina. O estudo parte da problemática que é considerar os professores como sujeitos alheios ao processo de elaboração de documentos orientadores que são, muitas vezes, construídos em gabinete por especialistas externos à rede educacional. Na contramão dessa realidade, o município em questão buscou um processo de formação mais profundo e colaborativo. Com base nesse processo, o artigo destaca a necessidade de um processo formativo que não seja separado da elaboração de documentos norteadores, defendendo a integração de teoria e prática. O fundamento teórico desse processo baseia-se no materialismo histórico-dialético, na Pedagogia histórico-crítica e na Psicologia histórico-cultural. O artigo enfatiza a importância de os professores se apropriarem do conhecimento sistematizado, não apenas para transmiti-lo aos alunos, mas, tal qual os indivíduos que estão formando, tornarem-se também, e efetivamente, sujeitos autônomos, conscientes e críticos, capazes de fazer escolhas pedagógicas fundamentadas. O processo descrito destaca-se por sua abordagem colaborativa, reflexiva e ancorada em princípios teórico-filosóficos sólidos, representando uma alternativa ao modelo tradicional de formação de professores no Brasil.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

SOUSA, Priscila de. “Chega de pegar papéis na ventania”: Caminhos para a formação de professores. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. DOI: 10.51399/reunina.v4i1.194. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/194.. Acesso em: 24 nov. 2024.