Pandemia e educação: contribuições a partir da epistemologia

Autores

  • Joselene Maria Mangueira Carvalho Autor
  • Emanuel Mangueira Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.174

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Epistemologia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo aprofundar as reflexões sobre a educação em tempos de pandemia tendo como base teórica o referencial da epistemologia, especificamente o referencial da epistemologia social. Para isso, foi abordado inicialmente sobre a epistemologia apresentando sua definição teórica. Em seguida foi abordado sobre a educação e suas relações com as Tecnologias da Informação e Comunicação dando ênfase ao uso das TIC na educação. Por último, foram feitas as reflexões da educação em tempos de pandemia com o uso do referencial teórico da epistemologia social no qual se constatou que é necessário realizar investimento na educação e nas escolas para melhor se adequar ao contexto do uso de recursos tecnológicos uma vez que a tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos e que pode ser um grande recurso para a educação enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, podendo melhorar e continuar contribuindo mesmo depois.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANGELUCI, Alan Cesar Belo; CACAVALLO, Marcello. Inovações no ensino híbrido: uma perspectiva a partir da teoria ator-rede. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 63-73, 2017. DOI: 10.11606/ ISSN: 2316-9125, v22i1, p. 63-73. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6072196 acesso em: 26 mar. 2021.

BACHELARD, Gaston. Epistemologia. 2.ed. Barcelona: Anagrama, 1989. 254p.

BLANCHE, Robert. A epistemologia. Lisboa; Rio de Janeiro, RJ: Presença: Martins Fontes, 1975. 161p.

BRASIL. Palácio do Planalto. Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988. Texto consolidado até a Emenda Constitucional n. 107 de 2020. Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm acesso em: 15 mar. 2021.

BRASIL. Palácio do Planalto. Lei n. 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Brasília, DF: 1996a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9424.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%209.424%2C%20DE%2024%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201996.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Fundo%20de,Transit%C3%B3rias%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias acesso em: 16 mar. 2021.

BRASIL. Palácio do Planalto. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm acesso em: 15 mar. 2021.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber [recurso eletrônico]: elementos para uma teoria / Bernard Charlot; tradução Bruno Magne. — Dados Eletrônicos — Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRAIDE, Sabrina. Estudo mostra que Brasil tem pouca conectividade na escola. Agência Brasil. 02 fev. 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-01/estudo-mostra-que-brasil-tem-pouca-conectividade-nas-escolas acesso em: 19 mar. 2021.

G1. Governo de SP autoriza reabertura de escolas para atividades de reforço a partir desta terça-feira. Dos 645 municípios paulista, apenas 128 devem reabrir escolas. Capital e 38 cidades da região metropolitana resolveram adiar volta das atividades. Retomada das aulas presenciais está prevista para 7 de outubro no estado. G1 – São Paulo. 08 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/08/governo-de-sp-autoriza-reabertura-de-escolas-para-atividades-de-reforco-a-partir-desta-terca-feira.ghtml acesso em: 16 mar. 2021.

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, RJ: Livraria Francisco Alves Editora S. A., 1975. 112p.

LAMAR, Adolfo Ramos. Epistemologia social: possível origem e alguns momentos de seu percurso. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, jan./abr. 2007. p. 103–113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643577. Acesso em: 20 maio. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

MANGUEIRA CARVALHO, Joselene Maria; MANGUEIRA CARVALHO, Emanuel. Pandemia e educação: contribuições a partir da epistemologia . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 3, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i3.174. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/174.. Acesso em: 24 nov. 2024.