O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação

Autores

  • Maria Cristiani Gonçalves Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.17

Palavras-chave:

Educação, Cooperação, Princípio Pedagógico, Humanização

Resumo

Apresenta os fundamentos da teoria e organização do Cooperativismo, destaca a cooperação como uma dimensão da prática social. Desenvolve as concepções da cooperação como princípio educacional e político, articulando as possibilidades de transformação das relações educacionais e escolares a partir de práticas cooperativistas, coletivas e participativas. Relaciona as concepções de Educação Cooperativista com o pensamento de Celestin Freinet e Paulo Freire. Aponta possibilidades metodológicas para a organização da Educação e da Escola na perspectiva da Cooperação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristiani Gonçalves Silva

    Mestre e Doutora pela UNICAMP, pesquisadora do Grupo de Estudos PAIDEIA, membro do INPPDH (Instituto Nacional de Promoção e Pesquisas em Direitos Humanos). Email: mariacristianigsilva@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

GONÇALVES SILVA, Maria Cristiani. O Cooperativismo como princípio educativo e a pedagogia da cooperação. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51399/reunina.v1i1.17. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/17.. Acesso em: 24 nov. 2024.